Afta - Definição

Fevereiro 2018


Definição de afta

Uma afta é uma pequena lesão da mucosa bucal, ou seja, da parede interna da boca. As aftas aparecem como pequenas lesões brancas ou amareladas, doloridas e bem circunscritas por uma linha vermelha. Elas afetam preferencialmente as gengivas, o interior das bochechas ou as bordas ou ponta da língua. Afetando geralmente pessoas jovens. Essas lesões na maior parte do tempo evoluem para recaídas e se curam espontaneamente. O tratamento de uma afta consiste em uma boa higiene dentária e eventualmente em um gel anestésico local para curar as dores se forem muito incômodas. As aftas podem mais raramente se localizar nas mucosas dos órgãos genitais, glande no homem, vulva nas mulheres.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de janeiro de 2018 às 10:57 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Afta - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Calcanhar agulha - Definição
Arco reflexo - Definição