Intolerância aos Sulfitos

Novembro 2017


Definição

as intolerâncias são reações inflamatórias que se manifestam essencialmente na presença de alguns alimentos contendo essa molécula. Os sulfitos são igualmente utilizados como conservadores e mais e mais pessoas se mostram intolerantes aos sulfites e desenvolvem sintomas parecidos com uma alergia quando os consomem. Os sulfitos são utilizados na indústria agroalimentar como um aditivo alimentar (série E220 até E228), mas os encontramos também em diversos medicamentos.

Manifestações

se uma pessoa é intolerante aos sulfitos, uma reação inflamatória aparece na hora seguinte à exposição a uma substância. Essa reação pode se manifestar por catarros, escoamentos nasais (rinorréia), um prurido (coceiras), uma erupção cutânea (aparição de botões como urticárias) ou eventualmente dores de estômago ou uma crise de asma. É principalmente nos asmáticos que os sintomas correm risco de serem mais severos.

Diagnóstico

o diagnóstico da intolerância aos sulfitos pode ser feito após ter realizado testes cutâneos (« prick-tests ») permitindo objetivar essa intolerância. É em geral um alergista que solicitará a realização de testes sanguíneos e que procederá ele mesmo aos testes cutâneos que permitirão fazer o diagnóstico. Esses testes consistem em furar a pele com uma gota dos alérgenos suspeitados e de observar a reação (aparição ou não de uma vermelhidão). Hoje em dia, o diagnóstico de intolerância aos sulfitos é ainda muito raramente feito rapidamente.

Tratamento

não existe tratamento para as pessoas intolerantes aos sulfitos. A única possibilidade é de prestar atenção a todos os alimentos e todas as substâncias susceptíveis de contê-los ou evita-los.

Prevenção

a prevenção da intolerância aos sulfitos consiste em conhecer os alimentos que são susceptíveis de contê-los ou evita-los. É importante ler com cuidado as etiquetas dos produtos alimentares. Todos os aditivos contidos entre E220 e E229 são sulfitos. Eles se encontram igualmente em alguns vinhos, cervejas, cereais e biscoitos, frios, condimentos (ketchup, mostarda, temperos...) e em alguns feculentos (batatas fritas, beterraba, arroz...). Sinalize a sua intolerância ao seu médico, pois alguns medicamentos contêm sulfitos.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Intolerância aos Sulfitos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.