Cólon - Definição

Abril 2017


Definição de cólon

O cólon é uma parte do sistema digestivo que mede cerca de 1,5 metro. Ele está situado após o intestino delgado, seguindo o ceco e se prolonga para o reto. Ele é subdividido em 4 partes, o cólon ascendente ou cólon direito, ou cólon transverso, o cólon descendente ou cólon esquerdo, e depois o cólon sigmoide. Seu papel é principalmente de fazer transitar os dejetos formados pelos materiais não absorvidos pelo tubo digestivo, que serão em seguida eliminados durante a defecação em forma de fezes.

O cólon pode ser sede de diversas patologias como a síndrome do cólon irritável também chamada de colopatia funcional, doenças inflamatórias crônicas (a doença de Crohn ou retocolite hemorrágica) ou agudas como a diverticulite ou colite aguda, e a presença de pólipos que podem evoluir para um câncer do cólon. Os sintomas causados por uma doença do cólon são essencialmente representados por transtornos de trânsito como constipação ou diarreia, dores abdominais ou inchaços, a presença de sangue nas fezes. O principal exame que permite seu estudo é a colonoscopia que permite visualizar diretamente o interior desse órgão por uma mini câmera introduzida pelas cavidades naturais.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 30 de novembro de 2015 às 12:14 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Cólon - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.