Congestão - Definição

Janeiro 2018


Definição de congestão

A congestão é a dilatação dos vasos sanguíneos que irrigam um órgão sob efeito de uma concentração muito alta de sangue. A área congestionada aparece vermelha e mais ou menos quente. As congestões são geralmente benignas e podem ter diversas causas. Falamos de congestão passiva ou estase sanguínea quando o sangue se acumula por obstrução da circulação em caso de trombose ou defeito mecânico impedindo o seu refluxo. A congestão também pode ser ativa, gerada pelo fluxo de sangue em um órgão ou área no quadro de uma irritação ou processo inflamatório. Falamos igualmente de congestão nasal, que significa o bloqueio da respiração pelo nariz devido a um acúmulo de secreções.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de dezembro de 2017 às 17:28 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Congestão - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Comoção cerebral - Definição
Contágio - Definição