Ciclo menstrual - Definição

Definição de ciclo menstrual

O ciclo menstrual é um período unicamente feminino, se instalando entre o primeiro dia das menstruações e o início dos seguintes. Ele está sob influência de hormônios secretados por uma glândula do cérebro, a pituitária, ela mesmo sob influência de outra glândula, o hipotálamo. Ele dura em média 28 dias, mas não é sempre perfeitamente regular de uma mulher para outra. A aparição do primeiro ciclo menstrual marca o início do período fértil da jovem mulher, em outros termos, a partir daí ela pode engravidar. Os ciclos menstruais desaparecem na menopausa, no fim do período fértil. Ele também é interrompido durante o período da gestação e período de amamentação.

A primeira etapa do ciclo menstrual corresponde ao surgimento das menstruações, sangramentos de origem uterina relacionado com a destruição da mucosa uterina, camada interna desse órgão. Essa mucosa se prolifera durante toda a primeira parte do ciclo para se preparar para acolher o ovo em caso de fecundação. 14 dias antes do surgimento das próximas menstruações, ocorre à liberação pelo ovário dessa célula reprodutora feminina chamada ovócito que vai descer pela trompa uterina até a cavidade esperando a fecundação. É na ausência da fecundação que um novo ciclo terá início.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Ciclo menstrual - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade