Atrofia testicular: sintomas e causas

Abril 2017

A atrofia testicular é uma doença caracterizada pela diminuição do tamanho dos testículos. A atrofia dos testículos pode reduzir ou até parar o seu funcionamento normal e causar problemas de fertilidade, podendo até mesmo tornar o paciente estéril.


Causas da atrofia testicular

A atrofia testicular é principalmente causada por algumas doenças genéticas ou infantis, infecções crônicas que tenham lesado o testículo, abuso de álcool e drogas ilícitas, anemia crônica ou câncer dos testículos. O uso de anabolizantes é também uma causa frequente e reconhecida da atrofia dos testículos.

Sintomas da atrofia testicular

A atrofia testicular se manifesta principalmente pela diminuição do tamanho dos testículos em relação ao normal. Alguns sintomas podem estar associados ao problema, tais como dores testiculares, impotência e outros problemas sexuais e infertilidade. Em crianças afetadas pela forma congênita da atrofia testicular, há risco de retardo no desenvolvimento cognitivo e transtornos da puberdade.

Diagnóstico da atrofia testicular

Para diagnosticar uma atrofia dos testículos, o médico fará exame clínico do paciente com palpação dos testículos nas bolsas e exame dos órgãos genitais externos. A partir desta consulta, o especialista pode prescrever uma série de exames para confirmação do diagnóstico, tais como ultrassom testicular, exame de sangue e exame urológico.

Tratamento da atrofia testicular

O tratamento da atrofia testicular depende inteiramente da sua origem. De fato, os pacientes devem no primeiro momento curar a patologia responsável pela atrofia dos testículos. Se os testículos não evoluírem uma vez que a patologia estiver curada, a atrofia testicular poderá então ser tratada com terapias de reposição hormonal ou procedimento cirúrgico.

Prevenção da atrofia testicular

Em primeiro lugar, deve-se vacinar as crianças contra caxumba já que esta doença está fortemente ligada a quadros de atrofia testicular. Na sequência, a prevenção do problema também passa pela adoção de hábitos de vida saudáveis, como consumo reduzido de álcool e interrupção do uso de outras drogas.

Foto: © Tharakorn - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 2 de março de 2017 às 23:12 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Atrofia testicular: sintomas e causas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.