Câncer da mandíbula

Novembro 2017


Definição

o câncer da mandíbula entre no quadro dos cânceres de boca. Nos casos do câncer da mandíbula, é o osso que é afetado, seja a mandíbula superior chamada de maxilar, seja a inferior chamada de mandíbula. Existem diversos tipos de câncer da mandíbula pois eles se desenvolvem a partir de uma parte óssea, onde todos os tipos de cânceres ósseos podem ser vistos. Geralmente, esses tumores são relativamente raros, e são estão principalmente na mandíbula. Entre eles, podemos encontrar um osteosarcoma, um condrosarcoma...

Manifestações

de uma maneira geral, os tumores da mandíbula se manifestam por:
  • Dores na zona afetada;
  • Dores durante a mastigação ou da fala;
  • Às vezes uma leve deformação;
  • Problemas dentários em relação ao tumor, dentes móveis ou anormais.

Diagnóstico

em casos de sinais clínicos evocadores, um exame clínico da mandíbula, dos dentes e do interior da cavidade bucal pode permitir colocar em evidência uma lesão anormal. Geralmente, será solicitada uma radiografia do conjunto do osso maxilar e do osso mandibular durante um exame chamado de ortopantomograma. Em caso de lesão suspeitada sobre a radiografia, um scanner, ou às vezes um IRM, pode ser realizado para um estudo mais preciso do tumor. Se a lesão for suspeitada, uma retirada chamada de biopsia é necessária para análise da sua natureza. Em caso de confirmação de câncer, um exame de extensão é necessário, ou seja, a pesquisa de outras localizações de células cancerígenas no organismo.

Tratamento

de acordo com a natureza do câncer e seu avanço julgado sobre o exame de extensão, diversas alternativas são possíveis para o tratamento de um câncer da mandíbula. Ele pode também se basear na retirada cirúrgica, a quimioterapia com medicamentos a serem tomados, ou a radioterapia que utiliza raios emitidos sobre o tumor. A associação dessas técnicas é igualmente possível.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Câncer da mandíbula', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.