Traqueia

Novembro 2017


Definição

a traqueia é o tubo aéreo que comunica entre a laringe e os brônquios, e que conduz portanto o ar das vias aerodigestivas superiores para os pulmões. Ela é situada à frente do esôfago, e se estende verticalmente sobre uma dezena de centímetros da base do pescoço até que se separe em dois brônquios destinados a cada pulmão. Esse tubo de estrutura muscular e cartilagem pode ser a sede do desenvolvimento de tumores. Os tumores da traqueia podem também ser benignos além de malignos. Trata-se de cânceres relativamente raros, e esses são essencialmente os homens fumantes que desenvolvem um câncer da traqueia, geralmente após os 60 anos.

Manifestações

os sintomas que causam os cânceres da traqueia não são específicos a esta doença. Trata-se principalmente de:
  • Tosse;
  • Problemas da respiração que pode causar incômodo;
  • Falta de ar anormal geralmente durante esforços.
  • Transtornos para engolir ou comer, chamados de disfagia, em caso de compressão do esôfago pelo tumor da traqueia.

Classicamente, são igualmente associados sinais de alteração do estado geral com uma perda de peso, perda de apetite e uma fadiga.

Diagnóstico

Diante destes sintomas, o primeiro exame geralmente realizado é uma radiografia torácica, que mostra raramente o tumor, mas como sua frequência é rara, uma outra patologia é geralmente inicialmente suspeitada. Um scanner é possível para uma procura mais detalhada. Seja uma lesão na traqueia vista ou não, diante da persistência dos sintomas, o exame geralmente realizado em seguida é uma fibroscopia, que permite a visualização direta através de uma mini câmera no interior dos tubos, da cavidade bucal até os brônquios. Uma lesão pode também ser encontrada, e amostras, ou biopsias, realizadas no seu nível. Se a natureza cancerígena do tumor for confirmada, um exame de extensão é colocado em prática, o que corresponde a diversos exames com o objetivo de procurar a invasão do tumor às estruturas vizinhas, ou a disseminação das células cancerígenas de outros órgãos.

Tratamento

Existem diversos métodos que permitem cuidar de um câncer da traqueia, a decisão de utilizar um ou outro ou de associar diversos entre eles dependem de um estágio evolutivo do tumor e de resultados de um exame de extensão. A cirurgia é possível, além da utilização de raios, chamados radioterapia, ou o consumo de medicamentos, que chamamos de quimioterapia.

Prevenção

Sabemos que o câncer da traqueia é comum entre fumantes, pois o tabaco está na origem da sua aparição em diversos casos. O ideal para prevenir o câncer da traqueia é portanto evitar o consumo de tabaco. É igualmente recomendado evitar inalar substâncias cancerígenas, usando uma máscara cirúrgica quando trabalhamos em um ambiente de risco.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Traqueia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.