Imunodeficiência - Definição

Janeiro 2018


Definição de imunodeficiência

A imunodeficiência corresponde a uma deficiência do sistema imunológico. Também chamada de imunodepressão, possui como consequência a baixa ou desaparecimento da capacidade adquirida ou inata do organismo de lutar contra agentes estranhos. Nesse caso, os corpos se encontram na incapacidade de produzir anticorpos em quantidade suficiente para responder aos antígenos.

Existem dois tipos de imunodeficiência. A primeira corresponde à imunodeficiência genérica, que chamamos de imunodeficiência inata. A segunda designa a imunodeficiência adquirida cujo exemplo mais conhecido é a Aids.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 28 de dezembro de 2017 às 15:48 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Imunodeficiência - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Imunidade humoral - Definição
Imunoglobulina E - Definição