Imunoglobulina G - Definição

Janeiro 2018


Definição de imunoglobulina G

A imunoglobulina G, ou IgG, é um anticorpo pertencente à categoria das gamaglobulinas. Presentes essencialmente no soro e no líquido intersticial, as imunoglobulinas G representam perto de 80% dos anticorpos que circulam no corpo humano. O seu papel é de proteger os tecidos de ataques de vírus, bactérias e outras toxinas transportadas por via sanguínea. Ligando-se aos agentes patogênicos, o IgG leva uma resposta imunológica adaptada para lutar contra esses invasores. Esse tipo de anticorpo age igualmente no processo de vacinação, ativando o que chamamos de memória imunológica.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 21 de novembro de 2017 às 10:13 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Imunoglobulina G - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Imunoglobulina E - Definição
Imunologia - Definição