Desenvolvimento do bebê mês a mês

O desenvolvimento psicomotor do bebê ao longo dos meses é diferente de uma criança para outra. Cada bebê evolui no seu próprio ritmo e de acordo com os estímulos que receba do ambiente familiar. Entretanto, há um contexto geral que se repete entre quase todas as crianças ao longo do primeiro ano de vida.

Bebê com 1 mês

Quando deitado de costas, ele firma a cabeça e dobra um braço e uma perna. Ele começa a levantar sua cabeça, mas quando sentado, não consegue firmar a cabeça. O bebê torna-se mais atento aos barulhos e reage à voz de sua mãe. Ele pode ainda sorrir ao captar um som. Ele olha para as pessoas ao seu redor.

Peso do bebê com 1 mês

Com um mês, o bebê geralmente pesa entre 3 kg e 5 kg (4 kg, em média).

Tamanho do bebê com 1 mês

Com um mês o bebê mede entre 50 cm e 55 cm (53 cm, em média).

Bebê aos 2 meses

O bebê começa a crescer. Ele sustenta a cabeça por alguns instantes. Quando deitado de bruços, consegue levantar a cabeça e os ombros. Ele começa a chupar seus dedinhos. O bebê cresce cerca de 1 centímetro por semana e consegue segurar objetos com as mãos. O bebê acompanha sua mãe com os olhos e sorri cada vez mais facilmente.

Peso do bebê aos 2 meses

Aos 2 meses, o bebê geralmente pesa entre 3,8 kg e 6 kg (5 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 2 meses

Aos 2 meses, o bebê mede entre 52 cm e 60 cm (57 cm, em média).

Bebê aos 3 meses

O recém-nascido torna-se um bebê e entra na sua fase de exploração. Ele dorme cada vez menos e mantém a cabeça reta quando estiver no colo de alguém. De bruços, ele consegue levantar a cabeça e os ombros. Ele balbucia quando falam com ele. O reflexo de segurar-se desaparece pouco a pouco. Ele balbucia muito e adora quando é massageado. Ele já é capaz de estender e flexionar as pernas. Finalmente, passa a ter visão de 180 graus, o que permite descobrir mais facilmente o que acontece ao seu redor.

Peso do bebê aos 3 meses

Aos 3 meses, o bebê geralmente pesa entre 4,5 kg e 7 kg (5,7 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 3 meses

Aos 3 meses, o bebê mede entre 55 cm e 63 cm (60 cm, em média).

Bebê aos 4 meses

O bebê faz muitos progressos e torna-se cada vez mais curioso. Ele sustenta perfeitamente sua cabeça sem que haja necessidade de que alguém segure a sua nuca. Ele tenta pegar objetos e vira sua cabeça quando entende os sons. Quando é segurado em pé, ele estica suas pernas. De bruços, ele levanta a cabeça e os ombros ao mesmo tempo. Ele ri cada vez mais alto, para deleite de seus pais.

Peso do bebê aos 4 meses

Aos 4 meses, o bebê geralmente pesa entre 5 kg e 7,5 kg (6,5 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 4 meses

Aos 4 meses o bebê mede entre 58 cm e 65 cm (62 cm, em média).

Bebê aos 5 meses

Com 5 meses, o bebê começa a ficar sentado com uma ligeira sustentação. Quando deitado de bruços, ele se apoia sobre as mãos e levanta a cabeça. Ele começa a diferenciar as cores e distingue os rostos dos familiares daqueles de desconhecidos. Ele se reconhece num espelho e sorri. Os sons o assustam facilmente.

Peso do bebê aos 5 meses

Aos 5 meses, o bebê geralmente pesa entre 5,5 kg e 8,5 kg (7 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 5 meses

Aos 5 meses, o bebê mede entre 60 cm e 68 cm (64 cm, em média).

Bebê aos 6 meses

Quando está sentado, ele consegue sustentar sua cabeça sem balançá-la. Quando está deitado de bruços, ele consegue se virar sozinho e deitar de costas. Ele senta apoiando-se nas duas mãos. Ele agora estende seus braços e agarra e solta facilmente um objeto. Aos 6 meses, o bebê expressa facilmente sua vontade e, igualmente, seu descontentamento. Ele brinca com seus pés e segura-os com as mãos.

Peso do bebê aos 6 meses

Aos 6 meses, o bebê geralmente pesa entre 6 kg e 9 kg (7,5 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 6 meses

Aos 6 meses, o bebê mede entre 62 cm e 70 cm (66 cm, em média).

Bebê aos 7 meses

Aos 7 meses, o bebê passa o que estiver segurando de uma mão para a outra sem deixar cair. Consegue sentar apoiando-se em suas mãos para não cair. Ele tenta engatinhar. Ele consegue ficar sentado com as costas apoiadas em um suporte. Ele coloca o pé na boca. Ele consegue dizer algumas sílabas e balbucia: "da, ba, da". Ele atende ao seu nome e precisa da companhia de um objeto de estimação - um pano de fralda, cobertor ou urso de pelúcia.

Peso do bebê aos 7 meses

Aos 7 meses, o bebê geralmente pesa entre 6,5 kg e 10 kg (8 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 7 meses

Aos 7 meses, o bebê geralmente mede entre 63 cm e 70 cm (68 cm, em média).

Bebê aos 8 meses

Aos 8 meses, o bebê pode sentar-se sozinho. Ele poderá beber da mamadeira também sozinho. Ele quase consegue caminhar. Ele reage à presença de estranhos. Ele começa a pronunciar suas primeiras palavras de duas sílabas. Ele começa também a compreender a recusa. Ele é facilmente atraído em direção aos pequenos objetos, como tomadas e fios elétricos. É necessário, portanto, estar atento.

Peso do bebê aos 8 meses

Aos 8 meses, o bebê geralmente pesa entre 7,5 kg e 10,5 kg (8,5 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 8 meses

Aos 8 meses, o bebê mede entre 66 cm e 74 cm (69 cm, em média).

Bebê aos 9 meses

Aos 9 meses, o bebê adora chamar a atenção. Ele fica de quatro e levanta-se sem ajuda. Ele consegue levantar e sentar sozinho. Ele reconhece seu nome quando é chamado. O bebê já segura objetos entre o polegar e o indicador e come com seus dedos.

Peso do bebê aos 9 meses

Aos 9 meses, o bebê geralmente pesa entre 7,9 kg e 10,9 kg (9 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 9 meses

Aos 9 meses o bebê mede entre 67 cm e 75 cm (70 cm, em média).

Bebê aos 10 meses

Na marca de 10 meses, a memória do bebê se desenvolve consideravelmente. Ele sustenta-se sobre mãos e pés, de quatro, consegue se erguer e ficar em pé. Ele pode encontrar a localização de objetos e repetir um som. Ele consegue acenar para despedir-se, bater palmas e compreender recusas e a palavra 'não'.

Peso do bebê aos 10 meses

Aos 10 meses, o bebê geralmente pesa entre 8,3 kg e 11,3 kg (9,3 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 10 meses

Aos 10 meses, o bebê mede entre 68 cm e 76 cm (71 cm, em média).

Bebê aos 11 meses

Aos 11 meses, o bebê tem firmeza para segurar-se apenas em uma mão. Ele levanta-se sozinho com apoio de uma mão e pode sentar ou deitar sem apoio a qualquer momento. Ele adora comer com seus próprios dedos. Ele compreende cada vez mais facilmente frases simples, repete sons e imita gestos.

Peso do bebê aos 11 meses

Aos 11 meses, o bebê geralmente pesa entre 9,1 kg e 11,1 kg (9,8 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 11 meses

Aos 11 meses, o bebê mede entre 68 cm e 76 cm (73 cm, em média).

Bebê aos 12 meses

Aos 12 meses, o bebê consegue dar seus primeiros passos sozinho ou com ajuda de outra pessoa ou apoio. Ele pode igualmente caminhar na ponta dos dedos. Ele abre todas as gavetas. Seu vocabulário se enriquece, o que lhe permite dizer mais palavras. Ele também é capaz de compreender frases simples e começar docemente a se recusar a obedecer.

Peso do bebê aos 12 meses

Aos 12 meses, o bebê geralmente pesa entre 9,5 kg e 11,5 kg (10,2 kg, em média).

Tamanho do bebê aos 12 meses

Aos 12 meses, o bebê mede entre 69 cm e 77 cm (74 cm, em média).

Com que idade o bebê enxerga

Exceto naqueles que têm um problema de visão ao nascer, o bebê enxerga desde seus primeiros dias. A precisão de sua visão melhora progressivamente até completar 6 ou 8 meses, quando terá a mesma visão que os adultos.

Com que idade o bebê sorri

Em geral, o bebê esboça seus primeiros sorrisos a partir da 5ª semana de vida.

Com que idade o bebê come

A diversificação da alimentação do bebê começa geralmente a partir do 6º mês. Nos primeiros seis meses de vida, o bebê deve consumir apenas o leite materno, que deve ser dado, já junto a outros alimentos, até os dois anos.

Com que idade o bebê senta

Ao redor do 6º ou 7º mês, o bebê começa a ficar em posição sentada firmando-se em suas próprias mãos. Somente a partir do 9º mês ele conseguirá sentar sem apoio.

Com que idade o bebê engatinha

Geralmente, o bebê começa a engatinhar a partir do 7º mês.

Com que idade o bebê atende por seu nome

O bebê começa a atender por seu nome por volta do 7º mês.

Com que idade o bebê fala

O desenvolvimento da linguagem da criança parte dos balbucios entre o 1º e o 5º mês, que são simples sons emitidos em reação a eventos externos, para só depois alinhar consoantes e vogais a partir do 6º até o 9º mês, com sons como 'ba-ba-ba-ba' e 'pa-pa-pa-pa'. Somente a partir dos 9 meses e meio o bebê pronunciará sua primeira palavra. Ele levará mais 18 meses para formar suas primeiras frases.

Foto: © Gelpi - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Desenvolvimento do bebê mês a mês', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade