Câncer do pulmão

Novembro 2017


Definição

o câncer do pulmão, chamado igualmente de câncer brônquico, ou câncer bronco-pulmonar, é um tumor maligno desenvolvido a partir das células do pulmão. Existem diferentes tipos de cânceres pulmonares, como câncer das pequenas células, muito agressivo, ou os adenocarcinomas, carcinomas epidermoides entre outros... Trata-se do quarto câncer mais comum na França, mas é o mais mortal. O principal fator de risco na origem do desenvolvimento de um câncer brônquico é a exposição ao tabagismo, particularmente sua duração.

Manifestações

é possível que uma pessoa afetada por um câncer de pulmão não apresente nenhum sintoma. Sinais devem portanto alertar: uma tosse que vai se intensificar e não ceder, catarros de sangue, uma dor persistente no tórax acentuada durante acessos de tosse, uma respiração difícil, uma perda de peso, exposição mais importante às bronquites repetidamente... A perda de apetite, uma fadiga crônica, dores de cabeça podem igualmente compor os sintomas.

Diagnóstico

o diagnostico do câncer de pulmão é geralmente estabelecido tardiamente, pois os sintomas são banais e podem estar ligados a outras doenças, ou simplesmente da frequência das formas assintomáticas inicialmente. Em caso de suspeita de câncer, o primeiro exame a ser efetuado é uma radiografia pulmonar: esta pode colocar em evidência uma imagem anormal em forma de uma zona mais esbranquiçada ou opaca. Em caso de identificação de uma opacidade duvidosa, uma fibroscopia, exame realizado com a ajuda de um tubo colocado nas vias respiratórias, autorizando uma amostra, ou biopsia, da lesão. Em caso de resultado negativo e de persistência de uma dúvida, outros tipos de exames mais específicos como a mediastinoscopia ou a punção-biopsia serão realizados. Se o tumor for confirmado, um exame de extensão, ou seja, exames realizados com o objetivo de pesquisar metástases causadas por uma evasão para outros órgãos de células cancerígenas, é necessário.

Tratamento

em função do tipo celular de câncer e do resultado do seu exame de extensão, diferentes tratamentos podem ser considerados. Os cânceres de pequenas células não são acessíveis à cirurgia, e a quimioterapia é o tratamento de referência, frequentemente associado à radioterapia. Em outros tipos, qualificados como não às pequenas células"
Publicado por asevere. Última modificação: 24 de novembro de 2016 às 15:31 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Câncer do pulmão', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.