Como achar o ponto G

O gozo de uma mulher é oriundo da estimulação de duas zonas erógenas: o clitóris e o ponto G. Se estimulado, o ponto G, localizado na parte interna da vagina a uma profundidade de um a quatro centímetros da entrada, pode promover, em certas mulheres, um orgasmo vaginal, algo bem mais potente que o orgasmo clitoriano, provocado pela estimulação do clitóris.

Localização do ponto G

O ponto G, também chamado de próstata da mulher, é uma zona de tecido erétil localizada na parte interior da vagina, a três ou cinco centímetros da entrada da vulva, situada entre o osso do púbis e o colo do útero. O ponto G possui a forma de uma bola de menos de um centímetro. Ele pode ser tocado com a introdução de duas falanges do dedo no interior da vagina em posição de gancho. Sua estimulação pelo parceiro durante a prática do sexo oral normalmente leva a mulher ao orgasmo já durante as preliminares.

Como encontrar o ponto G

A localização do ponto G não é totalmente precisa e varia de mulher para mulher. Para encontrar o ponto G da parceira, o primeiro passo é deixá-la excitada e relaxada por meio de estimulações de outras zonas erógenas. Neste momento, no qual as paredes vaginais se encontram bastante lubrificadas, o ponto G ficará mais inchado e será possível ao homem percebê-lo por meio do tato ao inserir um ou dois dedos no canal vaginal da mulher. Sua superfície rugosa, diferente das outras partes da vagina, é a melhor característica para promover sua identificação.

Estimulação do ponto G

A possibilidade de estimular o ponto G é ignorada pela maioria dos homens e poucas mulheres conseguem descobrir seu ponto G. Mas, para isso, basta inserir um dedo na vagina em direção ao umbigo e, em seguida, dobrá-lo. A ação pode produzir um leve inchaço e promover a sensação de prazer. Durante o sexo oral, a estimulação simultânea do ponto G pode inclusive levar a mulher ao orgasmo antes da penetração.

Posições sexuais para chegar ao ponto G

Algumas posições sexuais possibilitam a estimulação do ponto G da mulher de forma mais fácil. Entre elas algumas são bem simples como a mulher ficar por cima do parceiro ou o frango assado, quando a mulher, deitada de barriga para cima, coloca as pernas entre o corpo do parceiro. Além disso, a posição em que a mulher, ainda de barriga para cima, curva os joelhos em direção ao peito também tende a facilitar a estimulação do ponto G e, consequentemente, a ocorrência do orgasmo.

Como ampliar o ponto G

A ampliação do ponto G é proposta por alguns médicos para permitir que as mulheres tenham um prazer maior. O médico injeta ácido hialurônico na região a fim de que ele infle, ganhando tônus. Essa injeção também é feita nos grandes lábios para lhes conceder um aspecto mais volumoso. O ponto G ampliado provocará mais prazer.

O volume aumentado dessa região permitirá estimulação e excitação mais fáceis e permitirá que a mulher aumente seu prazer sexual. Esse tratamento, porém, não é uma unanimidade entre os médicos. Nenhum estudo científico conseguiu confirmar as propriedades dessa cirurgia. Por outro lado, o procedimento tem seus riscos - especialmente a perfuração da uretra - e é caro, custando cerca de R$ 3 mil ou mais.

Ponto G dos homens

Apesar de menos conhecido que o das mulheres, o ponto G masculino fica no interior do reto, próximo da uretra e da próstata.

Foto: © Vladimir Gjorgiev - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como achar o ponto G', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade