Como combater a caspa

As caspas são finas escamas do couro cabeludo, produzidas geralmente devido à pitiríase, pequenas descamações da pele, que aceleram o processo de renovação do couro cabeludo.

Definição da caspa

A duração normal de um ciclo de renovação do couro cabeludo permite a expulsão das células mortas de maneira totalmente invisível. No entanto, quando esse ciclo dura menos de 21 dias, as células do couro cabeludo não estão maduras o bastante para serem eliminadas, o que provoca a proliferação da caspa.

Tipos de capas

Caspas secas

As caspas secas são as mais comuns e surgem em couros cabeludos normais ou secos. Elas são brancas e se soltam facilmente dos cabelos e das roupas. Atenção: um couro cabeludo excessivamente seco pode gerar caspas mesmo sem a ativação da pitiríase.

Caspas gordurosas

As caspas gordurosas ocorrem em couros cabeludos oleosos. Eles são o local ideal para a formação da pitiríase pois ela se nutre do excesso de sebo produzido por esse tipo de cabelo. Essas caspas têm aspecto amarelado, apresentam formato de placa e aderem ao couro cabeludo e ao cabelo.

Tratamento para a caspa

Contra a caspa seca, shampoos anticaspa são recomendados. Esse tipo de produto contêm agentes, como alcatrão e zinco, que promovem a renovação das células. Já para a caspa gordurosa, é preferível um tratamento à base de antifúngicos e ácido salicílico, que favorecem a destruição das partículas de gordura. Os tratamentos contra caspa duram no mínimo 12 dias. É importante consultar um dermatologista ao primeiro sinal de células mortas no couro cabeludo.

Prevenção das caspas

É impossível prevenir a ativação anormal da pitiríase, responsável pela caspa. Para limitar os riscos, é aconselhável o consumo de alimentos ricos em vitamina A (cenoura, batata doce, fígado, peixe) e o uso de umidificadores, pois o ar seco pode gerar a aparição de caspas.

Foto: © Goncharov_Artem - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como combater a caspa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade