Tipos de couro cabeludo: seco e oleoso

Setembro 2017


Confira nesta dica os dois principais tipos de couro cabeludo, classificados a partir do seu nível de oleosidade. Para cada tipo, é necessário uma forma de cuidado especial e atenções diferentes. Vale destacar que, a partir de outros parâmetros, é possível dividir o couro cabeludo em outros tipos.

Couro cabeludo oleoso

Devido à uma desregulação hormonal, as glândulas sebáceas situadas na superfície do couro cabeludo produzem sebo em excesso. É importante arejar o seu couro cabeludo oleoso, especialmente com massagens. Receitas caseiras também podem tratar o problema. Por exemplo, deixe o suco de um limão agir sobre o couro cabeludo por 20 minutos. Depois, enxague. Massagear o couro cabeludo com leite de coco ou óleo de eucalipto também é muito eficaz.

Alguns ingredientes presentes nos shampoos, como alcatrão, sulfeto de selênio e ácido salicílico são capazes de limitar a seborreia e desacelerar o processo de regeneração celular. As máscaras absorventes de argila também são eficazes. Por fim, dê preferência para banhos quentes na hora de enxaguar o cabelo para fechar os poros do couro cabeludo e evitar a produção de sebo.

Couro cabeludo seco

A secura do couro cabeludo se deve a uma insuficiência na secreção de sebo pelas glândulas sebáceas. Esse tipo seco de couro cabeludo deve estar sempre hidratado e é possível massagear com sal, o que permitirá a retirada das células mortas e a desobstrução de poros bloqueados.

Uma outra alternativa para hidratar o couro é utilizar uma máscara de azeite. Para fazê-la, basta aquecer um pouco de azeite de oliva com água. Uma vez quente, esfregue a mistura no couro cabeludo e deixe o produto agir sobre a região por uma ou duas horas. Enxague e lave a cabeça com shampoo suave. Também é possível utilizar máscaras ricas em fosfolipídios, como abacate e óleo de coco.

Foto: © Trifonov Igor - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 4 de agosto de 2017 às 15:44 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Tipos de couro cabeludo: seco e oleoso', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.