Como combater o inchaço nas pernas

O fenômeno do inchaço nas pernas é algo difícil de tratar, mas pequenas mudanças no cotidiano e alguns remédios podem lhe ajudar a ter tornozelos mais finos.

Causas do inchaço nas pernas

O inchaço nas pernas é causado pela má circulação do sangue. O mau funcionamento dos canais linfáticos também provoca o problema. Retenção de líquido, fatores hereditários e gravidez são outras origens do fenômeno.

Esporte e alimentação contra o inchaço nas pernas

A prática regular de esporte e uma dieta com pouca gordura limita o aparecimento de celulite e inchaços. Pouco importa qual esporte, o importante é escolher um que lhe dê prazer. No dia a dia, dê preferência para caminhadas ou use a bicicleta no lugar de pegar o carro ou ônibus para se locomover.

Estímulo da circulação venosa

Uma forma simples de combater quadros de inchaço nas pernas é estimulando a circulação sanguínea, que pode estar dificultada por uma série de fatores, os quais merecem atenção médica. Uma solução caseira para auxiliar na circulação é passar água gelada sobre as pernas. Repousar com as pernas levemente mais elevadas que o restante do corpo também é uma boa solução.

Drenagem linfática

A drenagem linfática favorece a circulação do líquido linfático, descongestionando as pernas. A drenagem linfática é uma massagem que deve ser realizada por um fisioterapeuta ou outro profissional capacitado. Por isso, vale a pena pesquisar sobre as qualificações do responsável pela drenagem antes de realizá-la.

Lipoaspiração

Uma das soluções possíveis para o problema da má circulação do sangue é a lipoaspiração. No entanto, assim como para outras questões, esse tipo de procedimento não faz milagres e não é capaz de resolver o problema de maneira completa se não for combinado com outras abordagens terapêuticas.

Procure um angiologista

Se o inchaço nas pernas está trazendo reais problemas para a sua saúde, procure um médico angiologista. Somente um especialista nessa área poderá fazer um diagnóstico correto das causas para a dificuldade de circulação e será capaz de indicar a melhor maneira de tratar a condição.

Foto: © BasketThought - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como combater o inchaço nas pernas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade