Clareamento dental com peróxido de hidrogênio

O clareamento dos dentes é uma prática estética que pode ser realizada em casa, num centro especializado ou com um cirurgião-dentista. Os produtos utilizados no clareamento contêm peróxido de carbamida ou de hidrogênio. Para evitar riscos, é necessário que todos os dentes estejam em bom estado. Caso contrário, a infiltração de produtos químicos pode causar dores e, em situações mais graves, necrose.

Produtos de clareamento dos dentes

Os produtos de clareamento dentário são aplicados em forma de gel. O procedimento pode ser realizado em consultórios de dentistas ou clínicas especializadas. Kits de clareamento também são encontrados em farmácias, permitindo um clareamento em domicílio.

Contraindicações do clareamento dos dentes

Crianças e adolescentes com a dentição definitiva ainda em desenvolvimento não devem realizar clareamento. Grávidas precisam de liberação de um médico para passar pelo procedimento. Pessoas que sofrem de cáries, com lesões na boca ou hipersensibilidade nos dentes também não devem fazer clareamento dental antes de resolver estes problemas. Especialistas alertam para a necessidade de obter liberação de seu dentista para exame dos dentes e da boca antes do início do tratamento.

Riscos do produto de clareamento dos dentes

É importante conhecer os riscos do peróxido de hidrogênio que, em altas concentrações, pode causar hipersensibilidade dos dentes, modificações no esmalte do dente, desgaste prematuro dos dentes, irritação na boca, fragilidade dental e irritação na gengiva. Não é aconselhável também a realização de muitas sessões de clareamento.

Foto: © kurhan - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Clareamento dental com peróxido de hidrogênio', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade