Principais causas da dor de dente

Dores de dente são sintomas para um grande número de doenças na boca, nos dentes e também no ouvido, garganta e nariz.

Tratamento dentário

A realização de tratamentos dentários, como combate de cáries e extração dos sisos podem provocar quadros de dor, normalmente temporários e que desaparecem espontaneamente.

Cárie e pulpite

A cárie é uma doença infecciosa que se caracteriza pela destruição dos tecidos dentais. Ela se manifesta através de uma dor forte, aguda e breve provocada pelo contato com algo frio ou quente, alimentos ácidos ou doces. Uma cárie pode evoluir para uma pulpite, inflamação da polpa dentária, região central do dente. A dor varia em função do grau de inflamação da polpa. A pulpite pode ser reversível ou irreversível de acordo com o grau de estrago feito pela doença. No segundo caso, a dor aumenta até níveis insuportáveis. Sem tratamento, uma necrose se instala progressivamente, podendo gerar uma infecção.

Outros casos de dores dentárias

Alguns outros fatores causam a dor de dente, como a hipersensibilidade a estimulações térmicas (frio ou quente), a gengivite, o abscesso, as aftas, o bruxismo, patologia que causa ranger de dentes à noite, a artrite e o crescimento dos dentes em bebês.

Dores não causadas por doenças dentárias

Certas dores em um ou mais dentes não são provocadas por uma patologia dentária. São os casos da sinusite e neuropatias ocasionadas por traumas em acidentes.

Quando se consultar de uma dor de dente

Toda dor aguda ou crônica constitui um motivo para se procurar um dentista. A cárie, responsável por boa parte das dores, é uma lesão reversível se for tratado a tempo.

Foto: © Artem Stepanov - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Principais causas da dor de dente', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade