Bruxismo: causas e tratamento

O ranger de dentes é um problema relativamente frequente e geralmente temporário. Em certos casos, ele pode se tornar crônico e necessitar de uma abordagem terapêutica para que se evitem certas complicações. Veja quais são as causas do bruxismo e como tratar o problema.

O que é o bruxismo

O ranger de dentes é um problema normalmente noturno que afeta cerca de 5% da população. Também chamado de bruxismo, o problema se caracteriza pela contração muscular involuntária da mandíbula. Ele pode ser acentuado em determinadas fases do sono. A frequência e intensidade do ranger são indicativos de uma evolução patológica, que necessita de tratamento.

Causas do bruxismo

O ranger de dentes está essencialmente relacionado ao estresse e ansiedade. Situações estressantes imediatas - contas a pagar, pressão no trabalho - podem provocar o problema. O bruxismo noturno também está associado a fatores psicológicos. Por fim, o mau alinhamento da mandíbula é outra causa possível do ranger de dentes.

Sintomas do bruxismo

O ranger de dentes é frequentemente associado a sintomas como dor de cabeça, dores - principalmente matinais - nas mandíbulas, lesões na mandíbula, sensação de fadiga muscular no início dos dias e sensibilidade dentária (ao frio, calor ou pressão).

Complicações possíveis do bruxismo

Se o problema se tornar crônico e não for tratado, o ranger de dentes pode causar desgaste prematuro dos dentes, provocando a desaparição progressiva do esmalte; grande mobilidade dos dentes, que favorece seu afrouxamento; risco de fratura dos dentes e próteses e, em casos muito graves, perda de um ou mais dentes.

Tratamento do bruxismo

O bruxismo noturno não é percebido pelo paciente num primeiro momento, o que pode retardar o diagnóstico e o início do tratamento. A terapia se inicia com a colocação de calhas para evitar o desgaste dos dentes. O médico também pode prescrever relaxantes e ansiolíticos se o bruxismo estiver associado a problemas psicológicos e promover a instalação de uma prótese parcial em caso de desgaste avançado dos dentes.

Foto: © 9nong - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Bruxismo: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade