Pré-eclâmpsia e sinais de urgência

Saber reconhecer os sintomas antes de buscar uma consulta de urgência é prioridade para as futuras mães. É indispensável ter os números de telefone do médico que acompanha sua gravidez ou de um serviço de emergência que seja necessário consultar muito rapidamente.

Contrações uterinas

As contrações uterinas regulares, longas e cada vez mais violentas podem anunciar, a partir da data de seu surgimento, um aborto espontâneo, sobretudo se forem acompanhadas de sangramento, ou a iminência do parto.

Perda de sangue durante a gravidez

A perda de sangue pode ser um sinal que exija uma consulta médica muito rápida.

Dores abdominais durante a gravidez

Dores que surgem com força, às vezes acompanhadas de sangramento, podem indicar uma complicação na gestação.

Perda de líquidos durante a gravidez

O líquido amniótico escorre pela vagina quando as membranas em torno do óvulo se rompem. A ruptura da bolsa d'água pode provocar a interrupção da gravidez ou uma infecção do bebê.

Diminuição dos movimentos do feto

A futura mãe começa a sentir os primeiros movimentos do bebê perto do 5º mês no caso de uma primeira gravidez ou mais precocemente nas gestações seguintes. No fim da gravidez, a mãe sente os chutes do bebê. A diminuição repentina desses movimentos significa um alerta de urgência.

Surgimento de febre durante a gravidez

O surgimento de febre na mulher grávida pode levar à interrupção da gravidez se tal febre for causada por infecção do óvulo, infecção renal da mãe ou listeriose. Diante do surgimento de febre ao longo da gestação, é indispensável buscar o aconselhamento de um médico.

Sintomas da pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpsia provoca o surgimento de sintomas, isolados ou associados, tais como ataque de hipertensão arterial, dor de cabeça, visão embaçada ou cegueira súbita que vai e volta, apitos ou zumbidos nos ouvidos, dores abdominais, ganho brutal de peso, manchas no rosto, dedos e pelo corpo, e presença de albumina na urina.

Tais manifestações podem surgir abruptamente numa mulher que não tenha nenhum antecedente de hipertensão arterial ou de albumina na urina, assim como naquelas que já tenham apresentado tais sintomas. A pré-eclâmpsia pode evoluir para uma eclâmpsia que leve a uma convulsão ou coma.

Corrimento vaginal com mau odor durante a gravidez

Corrimentos vaginais que se tornam escuros e com mau odor podem ser manifestações de uma infecção vaginal que pode ter consequências sobre o bebê se não for tratada.

Ardência ao urinar durante a gravidez

O surgimento de ardência ao urinar indica infecção urinária, que exige aconselhamento médico.

Foto: © Yeko Photo Studio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Pré-eclâmpsia e sinais de urgência', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade