Ovulação e fecundação

O ciclo feminino se inicia no primeiro dia da menstruação e termina no primeiro dia da menstruação subsequente. Logo, se o primeiro dia de menstruação é o 3º dia do mês e o primeiro dia da menstruação seguinte é no dia 31, o ciclo dura 28 dias.

Ovulação

A ovulação corresponde à expulsão do óvulo pelo ovário. É um processo fisiológico contínuo que se inicia na puberdade e termina na menopausa. A duração da vida do óvulo é de 12 a 24 horas. Os espermatozoides sobrevivem no colo do útero por uma duração ao redor de três a cinco dias.

Fase pós-ovulatória

A fase pós-ovulatória dura, em tese, 14 dias em um ciclo regular de 28 dias, mas pode igualmente durar entre dez e 20 dias no caso de ciclos muito irregulares.

Fecundação

A fecundação corresponde à fusão entre um óvulo e um espermatozoide resultando numa célula única que se torna o embrião. Em caso de ausência de fecundação, se assiste a uma queda acentuada na taxa de hormônio e ao surgimento da menstruação. Em caso de fecundação, surge a produção de um hormônio específico da gravidez: o HCG. Esse hormônio permite manter a produção dos outros hormônios e assim preservar o endométrio intacto para que o futuro embrião se "instale".

Período de fecundidade

O melhor período se estabelece no dia anterior e logo em seguida à fase de ovulação, ou seja, começa no 4º dia antes da ovulação e termina 24 horas após. Quatro dias antes e um dia depois do 14º dia do ciclo são os dias propícios à fecundação em um ciclo normal de 28 dias, ou seja, entre o 10º e o 15º dia do ciclo.

Foto: © Sebastian Kaulitzki  - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Ovulação e fecundação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade