Dias do ciclo para ter um bebê

Uma parcela significativa dos casais encontra grandes dificuldades para ter um filho porque desconhece quais são os melhores períodos para ter relações sexuais. Esses dias - o chamado período fértil - são determinados pelo ciclo menstrual da mulher. No entanto, essas dicas valem apenas para as mulheres que apresentem ciclos regulares, quando existe maior previsibilidade em relação ao dia da ovulação.

Primeiro dia do ciclo menstrual

O primeiro dia do ciclo menstrual corresponde ao primeiro surgimento de menstruação. É a partir deste dia que será iniciada a contagem do ciclo menstrual que, em média, leva 28 dias para se completar.

Melhor dia do ciclo para conceber um bebê

O 14º dia do ciclo menstrual da mulher, considerando como base um ciclo regular de 28 dias, é o período mais fértil. Os quatro dias anteriores e os quatro posteriores ao 14º dia do ciclo são aqueles apropriados à fecundação. O melhor período está, portanto, entre o 10º e o 17º dia do ciclo. Para calcular esse dia em ciclos com outra duração - porém maiores que 21 dias e menores que 35 dias - basta diminuir 14 do total de dias do ciclo. Ou seja, períodos de 30 dias terão seu momento de maior fertilidade no 16º dia (30 - 14 = 16).

Cálculo para ciclos menstruais irregulares

Se a duração do ciclo for superior a 35 dias ou inferior a 21 dias, ou mesmo se o ciclo menstrual apresentar uma tendência irregular, os resultados do cálculo correm o risco de não ser exatamente os mesmos. Nestes casos, a definição quanto ao período fértil se torna mais difícil.

Kit de ovulação para ciclos irregulares

Em caso de ciclos irregulares, utilize um kit de ovulação para determinar o melhor período para conceber um bebê. Esse kit é um exame de urina caseiro realizado com as primeiras urinas da manhã. Ele permite detectar o surgimento do pico do hormônio luteinizante (LH), que precede a ovulação em um ou dois dias. A taxa desse hormônio, presente em pequena quantidade ao longo do ciclo, aumenta de maneira brusca pouco antes da ovulação, uma vez que ele é responsável pela expulsão do óvulo pelo ovário. Logo, os testes de ovulação detectam um aumento da taxa de LH de 24 a 48 horas antes da ovulação.

Foto: © Pixabay.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Dias do ciclo para ter um bebê', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade