Como dar a mamadeira ao bebê

Os conselhos para alimentação do bebê com mamadeira são idênticos àqueles válidos para aleitamento materno no peito: estar relaxada, bem instalada, alimentar o bebê num lugar calmo, falar ou cantar uma música para o bebê, entre outras ações.

Quais leites dar ao bebê

Os leites para primeira idade, ainda chamados leites infantis, são destinados aos bebês de até seis meses. No entanto, durante este período, a criança deve ser alimentada exclusivamente com leite materno, que garante a formação do sistema imunológico do bebê. O uso de leite industrial nesta idade é contraindicado. Por outro lado, existem leites infantis específicos para bebês com problemas de digestão ou alergias, e que podem ser recomendados pelo médico.

Os leites da segunda idade asseguram o crescimento do bebê entre o 6º mês e um ano de idade. Eles são enriquecidos com ácido linoleico, ferro, cálcio e vitaminas. Eles são dados a partir do momento em que o bebê é capaz de fazer uma refeição diária completa sem leite, mais ou menos perto do 7º mês. O recomendado é dar 500 mililitros por dia, no mínimo, até um ano de idade. O leite de crescimento é dado a partir de 1 ano até perto dos 3 anos de idade. Esse tipo de leite é enriquecido com ferro e ácidos graxos essenciais.

Importância da vitamina K na alimentação do bebê

Se o bebê for alimentado com leite infantil após o nascimento, será necessário dar à criança duas doses de vitamina K ao longo dos primeiros dias de sua vida. Na verdade, os leites infantis são suficientemente ricos em vitamina K. A vitamina D poderá ser adicionada de acordo com recomendação médica.

Como preparar uma mamadeira

Lave bem as mãos antes de preparar a mamadeira, só depois coloque a água para aquecer. É aconselhável usar água mineral previamente fervida. As garrafas devem ser conservadas em ambiente fresco e utilizadas dentro de 48 horas após abertas. Encha a mamadeira com a quantidade de água recomendada e adicione o leite em pó no número correspondente de medidas niveladas e não compactadas. Utilize exclusivamente a medida contida na embalagem e complete-a sem compactar ou nivelar com uma colher, por exemplo.

Coloque 30 ml de água para fazer uma medida de leite. Assegure-se de que a temperatura ideal da mamadeira esteja entre 35ºC e 37ºC, depositando algumas gotas sobre o dorso da mão. Misture tudo e verifique novamente se a temperatura não está muito quente. Não adicione açúcar. Uma mamadeira não pode ser preparada com antecedência, apenas pouco antes de ser consumida. Jogue fora a sobra da mamadeira que o bebê não consumir.

Esterilização da mamadeira

Vários médicos aconselham a utilização da mamadeira por um período máximo de quatro meses. As mamadeiras não podem ser esterilizadas antes de estarem bem lavadas e preparadas. Não utilize o forno de micro-ondas devido aos riscos de queimadura. Não aperte a ponta da chupeta para evitar o risco de segurar o ar dentro da mamadeira e obrigar o bebê a sugar com força. É obrigatório lavar as mãos, não tocar em nada que possa entrar em contato com a boca e não tocar a chupeta com os dedos.

As mamadeiras não devem jamais ser preparadas com antecedência. Uma garrafa aberta de leite pode ser mantida até 24 horas na geladeira e toda mamadeira não consumida em até uma hora após o preparo - ou 30 minutos, se for aquecida - deve ser descartada. Nem todos os bebês bebem a mesma quantidade de leite, alguns precisam de quantidades menores que outros. Não há necessidade de forçar o consumo. Lave bem as mamadeiras, chupetas e tampas após a refeição e remova os resíduos de leite, que podem se tornar um terreno fértil para micróbios. Utilize água quente e detergente líquido e enxague bem. Não dê uma mamadeira iniciada previamente.

Esterilização da mamadeira a quente

A esterilização a quente consiste em colocar as mamadeiras dentro de um esterilizador e retirá-las dentro de 15 a 20 minutos com pegadores. Em alguns aparelhos, é possível esterilizar até oito mamadeiras por vez.

Esterilização da mamadeira à moda antiga

Mergulhe a mamadeira em água fervente em uma panela ou panela de pressão por aproximadamente 15 minutos.

Esterilização da mamadeira a frio

Coloque mamadeira, chupeta e anel de vedação em um recipiente e acrescente água fria, adicione um comprimido antisséptico e aguarde cerca de 30 minutos. A solução desinfetante fica ativa por cerca de 24 horas, o que permite manter as mamadeiras até sua utilização.

Tampa da mamadeira

A tampa da mamadeira deve estar bem apertada quando for utilizada pelo bebê. Por isso, tampe bem o recipiente e agite seu conteúdo até que o leite esteja completamente dissolvido antes de oferecê-la à criança.

Quantidade diária de mamadeiras para o bebê

As quantidades variam em função do tamanho, peso e apetite do bebê. Um bebê se alimenta enquanto tem fome, ao longo do dia ou da noite. O bebê que tem fome pode chorar e gritar cada vez mais forte. O ritmo das mamadeiras nem sempre é regular e os horários se adaptam ao bebê e devem ser flexíveis. Se o bebê vira a cabeça quando pega a mamadeira, isso certamente significa que a quantidade proposta é muito grande e a mãe não deve se preocupar se ele não mamar tudo. Nas primeiras semanas, o bebê mama a cada três ou quatro horas e bebe de cinco a sete mamadeiras ao longo de 24 horas. Seu médico irá definir as quantidades e o ritmo das mamadeiras.

Boa posição para mamar

Dar a mamadeira representa um momento importante de ternura para o bebê e sua mãe. Você deve ter calma e estar bem instalada para que esse momento transcorra nas melhores condições possíveis. Como na amamentação no peito, escolha um lugar calmo e se instale confortavelmente numa cadeira com uma almofada nas costas. A inclinação da mamadeira é importante para que o bebê mame de verdade e não mastigue simplesmente a chupeta: há uma boa inclinação quando aparecem pequenas bolhas na mamadeira. A chupeta deve estar sempre cheia para evitar que o bebê engula ar pois isso pode provocar cólicas e regurgitações frequentes.

Como limpar a mamadeira

Utilize água, sabão e escova. Coloque sal grosso para remover resíduos e escove o interior e o exterior da mamadeira. Esfregue o lugar onde se encaixa a tampa e limpe a cobertura. O pediatra poderá ajudar na escolha dos leites mais adequados.

Foto: © didecs - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como dar a mamadeira ao bebê', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade