Remédios para emagrecer proibidos

A lista de remédios utilizados para emagrecer que são proibidos é extensa. Muitos deles são vendidos em farmácias ou recomendados por pessoas que não tem autoridade para prescrever medicamentos. Sempre procure um médico se você decidir perder peso.

Extratos de tireoide

Os extratos de tireoide foram utilizados para emagrecer por muito tempo. Após muitos anos, foram proibidos. Os extratos de tireoide provocam ondas de calor e suor, palpitações e sinais de nervosismo. Esses medicamentos são perigosos porque podem levar a problemas cardíacos eventualmente fatais. Alguns médicos ainda prescrevem esses medicamentos na forma de soluções preparadas na farmácia.

Diuréticos

Os diuréticos foram utilizados por muito tempo para ajudar a perder peso. Atualmente, eles são proibidos para esse fim. O consumo de tais medicamentos causa desidratação, queda na pressão arterial, que pode provocar estado de fadiga permanente, vertigens e síncopes. Por outro lado, os problemas na frequência cardíaca provocados pela perda de potássio por meio da urina podem levar a acidentes fatais.

Anfetaminas que cortam a fome

Esses medicamentos supostamente para ajudar a perder peso são proibidos há anos devido aos efeitos colaterais graves: estados depressivos e problemas psiquiátricos e complicações cardiovasculares e pulmonares. Alguns deles são até mesmo prescritos por alguns médicos em combinações bombásticas preparadas em farmácias de manipulação.

Medicamentos ou preparações à base de plantas

Se você consome produtos feitos à base de plantas para emagrecer, pergunte a indicação exata, composição e contraindicações desses produtos. Você deve obter informações precisas porque as plantas prescritas são medicamentos com possíveis efeitos colaterais e há risco de impossibilidade de associação com outros tratamentos.

Foto: © Portogas_D_Ace - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Remédios para emagrecer proibidos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade