Cegueira Cortical

Novembro 2017


Definição

a cegueira cortical é uma patologia que se caracteriza por uma cegueira bilateral, ou seja, ausência total da visão sobre os dois olhos. O paciente está cego quando os seus olhos estão em perfeita saúde pois se trata de uma lesão no nível do córtex occipital, zona do cérebro com o papel de interpretar informações nervosas transmitidas pelos nervos óptico. A cegueira cortical é causada por lesões cerebrais situadas nos lobos occipitais, os centro da visão. Ela pode ser causada por um acidente vascular cerebral (ou AVC) na maior parte dos casos, um traumatismo craniano, uma hemorragia cerebral ou infecção com a meningite ou encefalite.

Manifestações

A cegueira cortical se manifesta com os sintomas seguintes:
  • Desaparição geralmente brusca da visão dos dois olhos, o paciente não enxerga mais nada;
  • Ás vezes alucinações visuais;
  • Por mais incrível que possa parecer, o paciente nem sempre está consciente do fato de que ele não enxerga mais nada: falamos de agnosia visual;
  • Os olhos são estritamente normais visualmente, não estão nem vermelhos nem doloridos;
  • As pupilas continuam a reagir normalmente à luz, se contraindo diante de uma fonte luminosa e se dilatando na escuridão.

Diagnóstico

o diagnóstico da cegueira cortical é fortemente suspeitado diante do contexto de aparição brusca da visão nos dois olhos. O aspecto normal dos olhos, a presença de reflexos e a ausência de anomalias aos diferentes exames podendo ser realizado sobre o olho confirmam a suspeita diagnóstica. A pesquisa da causa é geralmente o elemento que confirmará o diagnóstico com a existência de um traumatismo recente, IRM, ou até a angiografia com ressonância magnética estarão na origem da descoberta dos sinais do AVC.

Tratamento

não existe real tratamento para curar a cegueira cortical fora do tratamento da causa se esta for reversível. A recuperação da vista pode ser rápida, progressiva, parcial ou até impossível em alguns casos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Cegueira Cortical', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.