Clamídias

Novembro 2017


Definição

As clamídias são organismos apresentando às vezes características de bactérias e às vezes de vírus. Elas são enquanto isso associadas a bactérias a agrupam três tipos, responsáveis por diversas infecções: Clamídia tracomatis está na origem de doenças sexualmente transmissíveis, Clamídia psittaci afeta sobretudo o reino animal mas pode ser transmitida ao homem sobretudo no contato com os pássaros, e a Clamídia pneumoniae que é responsável, como seu nome já indica, por infecções respiratórias. Na sua forma típica, ela é responsável por infecções dos pulmões cuja apresentação não é comum às pneumopatias mais frequentes, da onde vem sua classificação de pneumopatias atípicas.

Manifestações

os sintomas de uma infecção pulmonar por Clamídia pneumoniae são os seguintes:
  • Febre, geralmente moderada entre 38 e 39°C;
  • tosse;
  • Catarros causados pela tosse;
  • Dores difusas, dores de cabeça, dores musculares ;
  • O nariz entupido ou que escorre.

Diagnóstico

diante desses sinais clínicos próximos da síndrome pseudo-gripal, ou seja, onde os sintomas pode ser parecidos com os da gripe, uma auscultação pulmonar permitirá determinar um problema do pulmão. Além disso, uma amostra e análises sanguíneas revelam uma taxa de leucócitos elevados no sangue: a presença de glóbulos brancos é necessária para suspeitar da presença da Clamídia pneumoniae em casos de sinais pulmonares na auscultação. Uma radiografia dos pulmões pode igualmente ser realizada e mostrar sinais de infecção às vezes. Mais raramente, exames de laboratório realizados sobre amostras podem identificar a bactéria em causa.

Tratamento

em caso de suspeita de pneumopatia de Clamídia pneumoniae, antibióticos serão associados ao tratamento analgésico e antipiréticos à base de parecetamol.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Clamídias', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.