Rosácea - Sintomas e tratamento

Julho 2017

A rosácea, ou couperose, é um problema dermatológico crônico que se manifesta com manchas vermelhas, geralmente benignas, e que podem se transformar em um incômodo.


Definição de rosácea

A rosácea é um problema dermatológico da pele que se traduz por vermelhidões crônicas no rosto dos adultos. Ela afeta sobretudo as mulheres entre 40 e 50 anos e indivíduos com pele, olhos e cabelos claros. A explicação fisiológica do fenômeno é pouco conhecida, mas trata-se de um transtorno dos vasos sanguíneos do rosto. Esta é uma doença cutânea incurável e evolutiva, cujas crises são mais comumente desencadeadas pelas temperaturas extremas ou exposição ao sol. A doença pode evoluir de acordo com o estágio de maneira inconsistente.

Manifestações da rosácea

Inicialmente, a rosácea pode começar por fenômenos de ondas sucessivas súbitas de vermelhidão no rosto e pescoço com uma sensação de ondas de calor, cuja duração de alguns minutos cede espontaneamente. Após um período, uma vermelhidão difusa e permanente afeta principalmente testa, nariz e bochechas, quando ocorre o estágio que historicamente é qualificado de couperose. Às vezes, a evolução faz surgir elevações da pele de aspecto inflamatório, que é o estágio característico da rosácea. Na sua forma mais intensa e que afeta quase que exclusivamente os homens, ela pode evoluir para o rinofima, caracterizado por um nariz vermelho e pele espessa.

Diagnóstico de rosácea

No caso da cuperose, o diagnóstico é clínico. Basta se consultar com um médico ou dermatologista, que estabelecerá um diagnóstico graças a um exame cutâneo e um interrogatório. Em caso de dúvida com outras doenças, pode ser realizada uma biopsia cutânea.

Tratamento da rosácea

Nas formas pouco evoluídas, alguns medicamentos em forma de cremes podem amenizar os sintomas sentidos ou atenuar as vermelhidões. Nas formas mais avançadas, o recurso aos antibióticos poderá ter efeitos de melhora. No estado da couperose permanente, técnicas específicas como a eletrocoagulação ou o laser tem, às vezes, bom resultados. A rinofima pode também ser tratada por laser. Uma intervenção cirúrgica pode ser considerada nos casos pouco estéticos. Paralelamente a isso, a higiene da pele é importante e uma limpeza com água morna é aconselhada.

Como prevenir a rosácea

Não podemos prevenir a couperose, mas podemos evitar o agravamento ou repetição muito frequente de alguns sintomas, evitando mudanças de temperatura muito intensas, bebidas e pratos quentes ou muito temperados, o álcool, produtos irritantes para a pele e medicamentos vasodilatadores.

Foto: © LADO - Shuttertock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 9 de janeiro de 2017 às 07:20 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Rosácea - Sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.