Coxartrose

Novembro 2017


Definição

a coxartrose é o termo específico que define a artrose do quadril, no nível da articulação chamada de coxo-femoral entre a bacia e o fêmur. Após a do joelho, trata-se da localização de artrose mais frequente. A artrose é uma patologia degenerativa da cartilagem responsável por uma diminuição da superfície articular situada entre dois ossos. A coxartrose pode ser primitiva e aparecer geralmente em torno dos 55/60 anos, ou secundária a uma anomalia do quadril pré-existente. No segundo caso, ela se manifesta mais precocemente e sua evolução é geralmente mais rápida.

Manifestações

a coxartrose se manifesta pelos sintomas seguintes:
  • Dores localizadas na virilha, podendo se projetar para a coxa;
  • Dores habitualmente iniciadas por movimentos e acalmadas pelo repouso do quadril;
  • Uma sensação de rigidez dolorosa de manhã ao se levantar, diminuindo em alguns minutos;
  • A caminhada aumenta a dor e as capacidades de deslocamento são reduzidos pouco a pouco.

Diagnóstico

o diagnóstico da artrose do quadril é suspeitado pela descrição das dores pelo paciente, e o exame do quadril confortará a hipótese. Durante o exame, as mobilizações são dolorosas e as possibilidades de movimento são diminuídas em relação ao outro quadril não afetado. A confirmação será feita por uma radiografia da bacia e do quadril. Isso permitirá comparar as superfícies articulares dos dois quadris e mostrar um pinçamento do espaço situado entre a parte superior do fêmur e o acetábulo da bacia no qual a cabeça do fêmur se articula.

Tratamento

quando o diagnóstico é feito de maneira certeira, o tratamento médico visa sobretudo diminuir a dor e acalmar o paciente. Trata-se também de diminuir os riscos dos movimentos dolorosos, se ajudando com uma bengala, ou evitando de maneira racional alguns movimentos. Medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios nos períodos de esforço dolorosos são utilizados, mesmo que a reeducação com um fisioterapeuta. O cuidado cirúrgico de uma má formação pode diminuir o ritmo ou evitar a evolução para a artrose. Podemos também na ausência do controle da dor e nos casos de artrose avançada, considerar uma operação com a colocação de uma prótese total do quadril ou PTH.

Prevenção

uma má formação do quadril conhecida ou ainda uma obesidade são fatores favorecendo o surgimento de uma coxartrose. A má formação não pode se prevista, mas ela pode ser objeto de um acompanhamento ou cuidado cirúrgico preventivo. O controle de peso prevê a aparição da artrose.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Coxartrose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.