Como tratar e prevenir as aftas

Agosto 2017

As aftas são pequenas feridas na boca que podem gerar desconforto e dor. Conheça algumas formas para tratar e prevenir esse problema que também pode afetar os órgãos genitais.


Prevenção das aftas

É necessário escovar os dentes com regularidade, preferencialmente com creme dental sem lauril sulfato de sódio (LSS), agente presente na maioria das pastas de dente e que favorece o surgimento de aftas em pessoas com predisposição. Faça a escovação com delicadeza.

Alimentos que aumentam o risco de afta

Também é preciso evitar alguns alimentos como nozes, maçã, morango, crustáceos e certas especiarias, que aumentam os riscos de afta. Preste atenção a próteses dentárias mal colocadas.

Tratamento para aftas ocasionais

Os tratamentos têm função antibacteriana, antisséptica e anestésica. Os mais comuns são spray bucal, pastilha e gel anestésico.

Tratamento para aftas recorrentes

É possível usar a colchicina, que previne o reaparecimento das aftas, corticoides locais ou orais, que aceleram a cicatrização das feridas, e talidomida, que reduz dores e tem função preventiva.

Foto: © Antonio Guillem - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 7 de agosto de 2017 às 12:24 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Como tratar e prevenir as aftas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.