Cistite

Novembro 2017

A cistite é o nome dado a uma inflamação da bexiga. Na linguagem comum, o termo cistite designa uma infecção urinária que se limita à parte baixa do aparelho urinário, não subindo além do rim. Quando este órgão também é afetado falamos de uma pielonefrite. As mulheres são principalmente afetadas, pois o risco de infecções urinárias é mais grave visto que a uretra da mulher é mais curta, o que favorece o refluxo de germes até a bexiga. Na maioria dos casos, o germe em causa é o Escherichia Coli.


Sintomas da cistite

De acordo com a causa da cistite, a pessoa pode se queixar de diferentes sintomas, tais como dores e queimação ao urinar; vontade frequente de urinar, geralmente em baixa quantidade; necessidades urgentes, às vezes com perda urinária; presença de pus ou sangue na urina; mau cheiro da urina e dores abdominais ocasionais. As principais diferenças de sintomas entre a cistite e a pielonefrite é que a segunda, ao afetar os rins, causa febre e dor lombar.

Diagnóstico da cistite

Um médico especialista realizará uma investigação clínica para procurar sinais da cistite. Na sequência, um exame de urina permitirá colocar em evidência a presença de glóbulos brancos na urina e às vezes de bactérias, definindo assim o diagnóstico da doença. Em caso de dúvida, pode-se recorrer a um exame citobacteriológico. Esse exame permite um estudo mais preciso da urina, pesquisa de eventual bactéria e sua sensibilidade a vários antibióticos. No caso de cistites recorrentes, um ultrassom poderá apontar eventual malformação do sistema urinário.

Tratamento da cistite

Nos casos mais comuns, o tratamento consiste em uso de antibióticos visando eliminar todo traço do germe responsável pela inflamação da bexiga. Um tratamento tomado uma única vez, chamado de tratamento minuto, é geralmente suficiente. Em outros casos, diversos dias de antibióticos serão prescritos. É fortemente aconselhado beber bastante água, em torno de 2 litros por dia, para permitir uma boa limpeza da bexiga e seus germes.

Prevenção da cistite

Diversos conselhos são utilizados para evitar as cistites e seu risco de reincidência. Depois de ir ao banheiro, é aconselhável se limpar de frente para trás evitando a contaminação por germes do aparelho digestivo. Também é preciso beber bastante água para facilitar a limpeza vesical e prevenir o refluxo de germes, evitar o uso de roupas coladas ou sintéticas e sabões íntimos irritantes.
Publicado por asevere. Última modificação: 10 de março de 2016 às 10:58 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cistite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.