Ejaculação precoce: tratamento e prevenção

A ejaculação precoce é um distúrbio masculino bastante comum que afeta a duração da relação sexual. Saiba nesta dica o que caracteriza a ejaculação precoce e conheça as técnicas mais utilizadas para retardar a ejaculação.

O que é a ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma disfunção sexual masculina, na maioria das vezes transitória. Ela é um dos problemas sexuais mais comuns, atingindo de 15% a 30% dos homens em algum momento da sua vida sexual. Ela é definida como uma desordem de ejaculação repetida ou persistente mediante estimulação sexual mínima. Pode ocorrer antes, durante ou pouco tempo depois da penetração. O que define a ejaculação precoce é sua ocorrência antes do homem desejar. Outros critérios para diagnosticar a ejaculação precoce incluem ejaculação antes de um minuto e meio de penetração vaginal ou anal e incapacidade de retardar a ejaculação em quase todas as penetrações vaginais e anais.

Fatores de risco da ejaculação precoce

A idade é o principal fator de risco deste distúrbio, sendo a ejaculação precoce um bastante comum entre jovens adultos. Quem sofre com transtornos de ansiedade, síndrome de hiperatividade e hipertireoidismo também está propenso a ter essa condição. A mudança de parceira também pode ocasionar o problema.

Como resolver a ejaculação precoce

A ejaculação precoce não é uma doença e um tratamento médico é raramente indicado. No entanto, a resolução do problema, em casos específicos, pode se basear na prescrição de alguns antidepressivos da classe dos inibidores seletivos da receptação da serotonina, que ajudam a prolongar a duração da penetração. O uso de um gel anestésico no pênis pouco antes da relação sexual também pode auxiliar o homem.

Como curar a ejaculação precoce

Em geral, a ejaculação precoce está associada a questões psicológicas e uma curta sequência de relações rápidas pode desencadear uma espiral de casos difícil de ser interrompida sem apoio de um especialista. Assim, o acompanhamento psicoterápico é fundamental para que o paciente se cure de maneira definitiva do problema e volte a ter uma vida sexual tranquila.

Tratamento caseiro da ejaculação precoce

Certas ações podem ser tomadas pelo homem para prolongar o período de ereção sem ejacular. Algumas posições podem retardar a ejaculação durante o sexo, como deitado de costas e de frente para a parceira. Masturbar-se pouco antes do sexo também reduz a tensão. Prolongar as preliminares e deixar-se ser conduzido pela parceira são outras opções para driblar o problema. Entre os remédios caseiros, alguns produtos ditos afrodisíacos, como catuaba e amendoim, também cumprem seu papel, em geral garantindo maior segurança ao homem. Não se deve, no entanto, abusar do consumo destes alimentos.

Prevenção da ejaculação precoce

Qualquer homem pode, a depender das circunstâncias, acabar sofrendo uma experiência de ejaculação precoce. Para evitar que esse percalço se transforme em rotina em sua vida sexual, ele deve buscar se manter o mais relaxado possível antes das próximas relações sexuais e tentar não pensar sobre o ocorrido anteriormente. Para isso, discutir abertamente com a parceira sobre o problema é essencial.

Foto: © Hugo Felix - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Ejaculação precoce: tratamento e prevenção', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade