Dispareunia

Novembro 2017


Definição

A dispareunia é uma patologia que afeta apenas as mulheres e que se caracteriza por dores durante as relações sexuais. Existem diferentes tipos de dispareunia:
  • A dispareunia de intromissão ou superficial, no momento da tentativa de penetração da vagina da mulher
  • A dispareunia de presença, com a intromissão;
  • A dispareunia balística, chamada também de choque ou profundo, dor surgindo com a pressão no fundo vaginal.

A dispareunia pode ter diversas origens: ela pode ser consequência de uma infecção local, frequentemente uma doença sexualmente transmissível, no nível dos órgãos genitais como uma vulvo-vaginite, um defeito de lubrificação vaginal, uma ferida próxima, geralmente após um parto difícil e particularmente em casos de episiotomia, a endometriose que é a presença em uma localização anormal do endométrio, parede interna do útero... Uma causa psicológica também pode estar na origem das dispareunias.

Manifestações

as manifestações da dispareunia são as seguintes:
  • Dores durante a penetração vaginal em caso de dispareunia de intromissão;
  • Dores durante a presença do falo na vagina em caso de dispareunia de presença;
  • Dores causadas pela pressão no fundo vaginal em caso de dispareunia profunda.

Outros sinais podem estar presentes e orientados para uma causa particular como a fraca lubrificação da vagina, sinais de inflamação dos órgãos genitais externos em caso de infecção genital...

Diagnóstico

Para diagnosticar e portanto explicar a dispareunia, o médico ou ginecologista questionará seu paciente sobre suas dores. Ele procederá em seguida a um exame clínico e depois um exame ginecológico. Exames complementares podem ser solicitados, tais como:
  • Um exame de sangue;
  • Uma amostra vaginal para procurar uma infecção;
  • Uma ultrassonografia pélvica ou endovaginal;
  • Uma endoscopia que permite visualizar diretamente o interior da vagina para procurar uma lesão;
  • Um exame psicológico pode às vezes ser solicitado.

Tratamento

se a dispareunia for orgânica, a patologia responsável pela dispareunia será curada e as dores poderão parar progressivamente. O tratamento pode incluir antibióticos, antifúngicos, tratamentos hormonais ou utilização de lubrificantes de acordo com a patologia em causa.
Se a dispareunia for psicológica, o médico poderá propor a seu paciente um tratamento psicológico ou às vezes uma terapia de casal se necessário.

Prevenção

Para evitar a dispareunia, é essencial obter uma excitação mínima ou utilizar um lubrificante para uma lubrificação suficiente permitindo evitar relações sexuais dolorosas. É necessário igualmente ter uma boa qualidade da sua higiene íntima sem ser muito agressiva na flora natural dos órgãos genitais femininos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 24 de novembro de 2016 às 13:57 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Dispareunia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.