Cisto da glândula de Bartholin

Novembro 2017


Definição

Um cisto é uma massa que cresce no centro do tecido de um órgão. No nível da vagina, existem duas glândulas chamadas de glândulas de Bartholin, e situadas de um lado e do outro da entrada, ou vestíbulo, da vagina. Essas glândulas possuem principalmente um papel de lubrificação vaginal. Um cisto da vagina aparece geralmente após uma obstrução de uma das duas glândulas de Bartholin, o que causa um aumento de volume no seu nível. A principal complicação é uma inflamação de um das duas glândulas de Bartholin secundária a uma infecção, chamada de bartholinite.

Manifestações

a aparição de um cisto da vagina pode não causar nenhum sintoma. A mulher não percebe nenhuma dor nem incômodo. O cisto será portanto descoberto de maneira aleatória pelo paciente, ou durante um exame ginecológico.
Em outros casos, ela pode sentir:
  • Uma pequena massa anormalmente presente;
  • Um incômodo no nível vaginal;
  • Um incômodo durante as relações sexuais.

Em caso de infecção do cisto, os sintomas da bartholinite são os mais incômodos:
  • Dores mais graves na região do tumor;
  • Vermelhidão e aumento do calor aparecendo no nível desta massa;
  • O incômodo é grande.

Diagnóstico

o diagnóstico do cisto da glândula de Bartholin se faz durante o exame e se baseia em uma massa na parede vaginal. Em função do aspecto observado e da intensidade dos sintomas, uma suspeita de bartholonite pode ser considerada.

Tratamento

o cisto vaginal não causa geralmente complicações. Quando ele não causa incômodo, um simples acompanhamento será realizado. Se o tamanho do mesmo se tornar muito importante e que o incômodo ocasional seja frequente, procederemos às vezes para a retirada do cisto por via cirúrgica. Essa intervenção é benigna.
Em caso de bartholonite, um tratamento antibiótico será colocado em prática. Em caso de falha ou de sintomas muito graves, a cirurgia pode portanto ser realizada.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 23 de novembro de 2016 às 13:39 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cisto da glândula de Bartholin', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.