Laringite crônica

Novembro 2017


Definição

a laringite corresponde a uma inflamação da laringe, o órgão situado entre a faringe e a traqueia. É o principal órgão da fonação, ou seja, a capacidade de falar. A laringe envolve as cordas vocais, os músculos e as cartilagens, o conjunto agindo na composição dos sons. A laringite pode ser pontual, qualificada como aguda, ou até crônica. As laringites agudas serão principalmente encontradas nas crianças, e de maneira mais rara nos adultos. Na maior parte do tempo, o adulto é afetado pela laringite crônica. Ela pode ser causada pelo tabagismo crônico, no quadro de infecções situadas na sua proximidade, ou se apresentar nas pessoas utilizando regularmente sua voz, ou sujeitas a um refluxo gastro-esofágico, patologia na qual o conteúdo digestivo retorna até a laringe.

Manifestações

os sintomas da laringite crônica são:
  • Aparição de uma tosse frequentemente seca;
  • Sensação de garganta seca, de incômodo, com limpeza da garganta frequentemente necessária;
  • Voz rouca, modificada, e às vezes dificuldade de falar.

Diagnóstico

após exame local feito por um médico generalista, às vezes com a ajuda de uma laringoscopia indireta, o paciente é orientado para um especialista que terá o material mais adequado para um exame mais preciso. A laringoscopia indireta utiliza uma luz projetada sobre um espelho para ver uma parte da laringe. O especialista poderá explorar mais precisamente a laringe com a ajuda de uma nasofibroscopia, espécie de câmera introduzida pela boca para ir até a laringe. Em função do aspecto encontrado, uma laringoscopia direta pode ser realizada sob anestesia geral, e autorizar amostrar para procurar lesões pré-cancerígenas.

Tratamento

o tratamento vai se basear sobre a exclusão dos fatores tendo causado a aparição da laringite. Se aplicará portanto procurar ajuda para parar de fumar. A interrupção dos esforços na voz é igualmente prescrito (repouso completo das cordas vocais). Um acompanhamento ou retirada cirúrgica é decidido em função dos resultados. Uma reeducação das cordas poderá ser necessária após o tratamento.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Laringite crônica', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.