Lordose

Novembro 2017


Definição

a lordose define uma curvatura na coluna vertebral, também chamada de coluna, com convexidade anterior, ou seja, cuja parte central é mais pra frente do que as duas extremidades. No nível da coluna vertebral, a lordose é fisiológica, normal em dois locais. Falamos de lordose cervical para as vértebras situadas na nuca, entre a cabeça e o alto das costas, e de lordose lombar para as vértebras do mesmo nome, fazendo uma curvatura na parte baixa das costas, até acima das nádegas. Entre as duas partes, a coluna vertebral possui uma curvatura normal, mas situada no outro sentido, na convexidade posterior. Falamos de cifose dorsal, onde a parte central é mais posterior que as duas extremidades. Enquanto isso, o termo lordose é geralmente empregado no lugar de hiperlordose, que designa uma acentuação anormal dessa curvatura. Anomalias constitucionais ou a adoção de posturas ruins podem acentuar as lordoses. A hiperlordose deve ser reconhecida se ela está presente no início da puberdade, pois o crescimento pode aumentar de maneira grave esses transtornos e causar deformações irreversíveis.

Manifestações

os sinais permitindo descobrir uma lordose são visíveis, pois se apoiam sobre o pronunciamento da curvatura nas costas. Se a curvatura é pouco pronunciada, ela será mais dificilmente detectável. Anomalias da estática raquidiana"

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Lordose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.