Lumbago

Novembro 2017


Definição

um lumbago é um termo que descreve uma lombalgia ou dor nos lombos, partes baixas das costas. Classicamente, esse termo é utilizado para definir as lombalgias agudas, de surgimento brutal. Neste caso, o lumbago segue um traumatismo da região lombar, após um esforço intensivo e brutal na maioria dos casos. Ele pode igualmente seguir a prática de uma atividade esportiva sem aquecimento prévio ou traumatismos repetidos da zona. O lumbago é considerado como o equivalente de uma entorse nas articulações situadas entre as vértebras. Um tratamento deve ser instaurado rapidamente, após o acidente em primeiro lugar, para amenizar a dor ocasional, que desparecerá espontaneamente após alguns dias.

Manifestações

o lumbago se manifesta por:
  • Uma dor surgindo de maneira brutal e localizada na parte baixa das costas;
  • Uma sensação de rachadura, estiramento;
  • Uma perda de mobilidade: a posição é bloqueada. Como regra geral, a pessoa continua voltada para baixo, e caminha em posição curvada e com dificuldade;
  • A dor é amenizada durante a posição alongada;
  • Ela é aumentada durante a mobilização, mas também da tosse ou defecação (ação de eliminar as fezes).

Diagnóstico

o diagnóstico é feito após exame clínico da pessoa. A posição adotada após o acidente é geralmente característica do lumbago. A palpação da zona é igualmente feita, para avaliar o tipo de lesões causadas e o nível da dor. Geralmente, diante de uma descrição típica do surgimento de sintomas (geralmente, um esforço de elevação de qualquer coisa pesada), nenhum exame complementar é necessário.

Tratamento

o tratamento inicial do lumbago faz uso de medicamentos diminuendo a dor, geralmente analgésicos clássicos ou anti-inflamatórios. Medicamentos relaxando os músculos, chamados de miorelaxantes, podem igualmente ser prescritos. Vale ressaltar que contrariamente às ideias recebidas, o repouso prolongado é desaconselhado nos casos de lumbagos. Um retorno da caminhada desde que a dor se torne suportável e de esforços moderados vai contribuir a uma melhor cura ou ao retorno das atividades.

Prevenção

para evitar o surgimento de um lumbago, alguns conselhos são previstos:
  • Evitar cargas pesadas com a ajuda de outros;
  • Se alguma coisa deve ser elevada, a mesma não deve forçar as pernas: dobrar as pernas e fazer movimentos de levantar apoiando sobre as pernas, mantendo as costas bem estreitas;
  • Um aquecimento muscular é aconselhado antes do esporte ou as atividades físicas solicitando as costas.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Lumbago', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.