Como manter o peso ideal


Perder peso é apenas a etapa inicial da adoção de uma dieta balanceada. Não ganhar os quilos perdidos de volta e estabilizar seu peso deve ser o objetivo maior de qualquer pessoa. Essa questão precisa ser levada em conta desde o primeiro momento do regime para evitar surpresas no futuro. Uma dieta de sucesso deve permitir ao paciente manter os quilos perdidos. Após o fim do regime, é necessário não retomar os velhos hábitos, que podem voltar rapidamente, ocasionando a recuperação do peso anterior e o consequente fracasso da dieta.

Retorno progressivo da alimentação normal

Depois de encerrar o período de dieta, permaneça cerca de um mês e meio restringido as refeições normais a apenas quatro por semana. Em seguida, permaneça mais duas semanas realizando somente seis refeições normais. Daí em diante, mantenha sempre quatro ou seis refeições nos moldes da dieta em seu cardápio semanal.

Mantenha hábitos saudáveis

Continue comendo legumes e frutas em todas as refeições e evite doces e refrigerantes. É importante não aumentar de maneira elevada o consumo de alimentos gordurosos. Dê preferência para o azeite de oliva quando for fazer frituras. Evite beliscar ao longo do dia e prefira refeições rápidas entre o almoço e jantar, como frutas, iogurtes e saladas.

Por outro lado, permita-se algumas escapadas, como jantares na casa de amigos ou idas ao restaurante. Tenha em mente, porém, que uma refeição mais pesada deve ser seguida de outra mais leve. Antecipe-se às festas fazendo refeições leves e saudáveis nos dias anteriores. Não beba álcool ou bebidas com açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados, em grandes quantidades. Beba bastante água.

Faça atividades físicas

Pratique entre 30 e 45 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia, como caminhar, subir escadas e fazer abdominais. Busque se exercitar de duas a três horas por semana. Natação e ciclismo são atividades bastante aconselhadas. Também é interessante caminhar todos os dias e evite o uso de elevadores.

Foto: © Khosro - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como manter o peso ideal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade