Doença de Ledderhose

Novembro 2017


Definição

a doença de Ledderhose é uma patologia que afeta os pés. É um espessamento da fascia, um tecido fibroso, situado sobre os tendões flexores dos dedos. Nódulos, ou pequenas protuberâncias, se infiltram sob os tensões flexores. Essa patologia afeta o adulto e surge às vezes após uma intervenção cirúrgica ou após uma imobilização por um gesso. A patologia equivalente, localizada na mão, se chamada doença de Dupuytren.

Manifestações

os sintomas da doença de Ledderhose são os seguintes:
  • Aparição de nódulos na planta do pé;
  • Uma dor muito forte para se apoiar ao chão;
  • Um incômodo e sensação de um corpo estranho;
  • Um desvio da parte de trás do pé para o interior: falamos de desvio em varo;
  • Uma deformação dos dedos em garra, ou seja uma atitude curvada

Diagnóstico

para diagnosticar a doença de Ledderhose, após um interrogatório, apalpação no nível da planta do pé vai objetivar os nódulos de diferentes tamanhos. Em caso de dúvida, o médico recorre a uma ultrassonografia para uma melhor visualização dos nódulos.

Tratamento

o tratamento da doença de Ledderhose é unicamente cirúrgica. A intervenção pode ter consequências graves e não deve ser reservada apenas aos casos invalidantes. Quando a doença ainda está em estágio precoce, é possível recorrer a uma técnica chamada fasciotomia que consiste na retirada do tecido fibroso, realizada sob anestesia local.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Doença de Ledderhose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.