O que é o Neuroma de Morton

Novembro 2017

O Neuroma de Morton, também chamado de Doença de Morton, é um problema que se manifesta pelo surgimento de dores nos pés.


Definição de Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton é composto por fibras nervosas e se forma após a compressão de um nervo metatarsiano. O nervo mais comumente afetado se situa entre o 3º e 4º dedo. A dor surge quando o paciente está de pé ou caminhando. Essa síndrome afeta sobretudo mulheres a partir dos 50 anos. Sua causa exata ainda é desconhecida, mas o espessamento do tecido que envolve os nervos que se comunicam entre os dedos, após uma irritação ou lesão, pode ser a razão do aparecimento da doença.

Sintomas do Neuroma de Morton

A Síndrome de Morton se manifesta por meio de dores na parte anterior do pé e entre alguns dedos, aumentada pela caminhada e amenizada quando levantado; pela formação de uma bolha palpável ou pela sensação de ter um corpo estranho, como uma pedra no seu sapato.

Diagnóstico do Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton é uma doença cujo diagnóstico é, na maioria dos casos, feito unicamente pela descrição dos sintomas. O exame clínico encontrando nódulos palpáveis confirma a doença. Em raros casos, é possível recorrer a um IRM ou ultrassonografia.

Anti-inflamatórios para Neuroma de Morton

O tratamento do Neuroma de Morton se baseia no uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, administrados via oral ou injetados diretamente na área do dedo afetado.

Fisioterapia para Neuroma de Morton

Sessões de fisioterapia são fundamentais para a recuperação do paciente. Sozinha, a prática não consegue eliminar completamente o problema, mas alivia as dores, reduz o tamanho dos caroços e permite que o paciente recupere boa parte da sua mobilidade. Diferentes técnicas de fisioterapia podem ser empregadas para o tratamento do Neuroma de Morton.

Cirurgia para Neuroma de Morton

O recurso à cirurgia pode ser decidido se os sintomas persistirem mesmo após o tratamento medicamentoso. O procedimento consiste na retirada do neuroma. O inconveniente dessa retirada é a perda da sensibilidade da zona previamente inervada. No entanto, nenhum outro impacto significativo sobre a vida do paciente é sentido por conta da cirurgia.

Tratamento caseiro do Neuroma de Morton

A principal medida caseira para tratar o Neuroma de Morton diz respeito à escolha dos calçados utilizados. É essencial que o paciente passe a usar sapatos mais largos e com saltos baixos durante o tratamento. O uso de palmilhas também é bastante indicado. Por outro lado, saltos altos e que apertam muito os pés estão fora de cogitação.

Neuroma de Morton tem cura

Sim, o Neuroma de Morton tem cura e, na maior parte dos casos, ela é possível sem o recurso à cirurgia, mas apenas com a combinação do uso de medicamentos e a prática de fisioterapia pelo tempo determinado pelo médico.

Foto: © PhotoMediaGroup - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de novembro de 2017 às 12:01 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'O que é o Neuroma de Morton', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.