Tratamentos contra o alcoolismo


O álcool consumido com frequência diária e em altas quantidades provoca danos irreparáveis ao corpo e podem conduzir o indivíduo à dependência. Segundo os Alcoólicos Anônimos (AA), cerca de 20 milhões de pessoas sofrem com a doença no Brasil.

Nestes casos, é preciso que o dependente passe por um tratamento para se livrar do vício e parar de beber definitivamente. Alcoólatras não tem capacidade de beber socialmente como fazem muitas pessoas.

Tratamento em casa

O tratamento do alcoolismo feito em casa busca a redução progressiva do consumo de álcool do paciente. Durante esta etapa, o indivíduo sofre com crises de abstinência da bebida e precisa, mais do que nunca, do apoio familiar e de amigos para conseguir manter-se afastado do álcool.

O tratamento em casa pode ser acompanhado do uso de medicamentos, visitas a psicólogos e a participação em grupos de apoio, como os Alcoólicos Anônimos (AA), presentes em todos os estados do Brasil.

Tratamento com remédios

Atualmente, há três classes de remédios utilizadas para o tratamento de alcoolismo. O dissulfiram é um antietanol, que provoca efeitos desconfortáveis, como náuseas e vômitos quando o paciente faz uso de álcool. Já a naltrexona é responsável por bloquear parcial ou totalmente a sensação de euforia provocada pelo álcool. Por fim, o acamprosato atua retirando o sabor da bebida.

Tratamento em hospital

Em casos mais graves da doença ou quando o paciente vive sozinho e apresenta sinais de ansiedade e depressão, é recomendada a sua hospitalização por período aproximado de quatro meses, que pode ser estendido até a plena recuperação do dependente.

Durante esse período, o indivíduo passa por acompanhamento médico e psicológico, faz uso de remédios e fica completamente afastado de qualquer tipo de álcool. A interação com grupos como o AA também pode ocorrer.

Foto: © Jorg-Hackemann - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tratamentos contra o alcoolismo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade