Índice de massa corporal (IMC)

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida utilizada em todo o mundo para determinar se uma pessoa está no seu peso ideal. Desenvolvido no fim do século XIX, o IMC relaciona a massa com a altura do indivíduo.

Como calcular o IMC

O cálculo do IMC é simples e pode ser feita em qualquer calculadora. A fórmula para a conta é o peso da pessoa dividido pela altura ao quadrado. Assim, para uma pessoa com 80 kg e 1,85 m, a conta fica 80 kg / 1,85 m x 1,85 m. Logo, o IMC deste indivíduo é 23,37 kg/m².

Classificação do IMC

Ao todo, há oito níveis de classificação para o IMC.

Abaixo de 16: magreza grave;
Entre 16 e 17: magreza moderada;
Entre 17 e 18,5: magreza leve;
Entre 18,5 e 25: saudável;
Entre 25 e 30: sobrepeso;
Entre 30 e 35: obesidade leve;
Entre 35 e 40: obesidade severa;
Acima de 40: obesidade mórbida.

IMC infantil

O cálculo do índice de massa corporal pode ser feito com crianças a partir de 2 anos. A matemática é a mesma da conta feita para descobrir o IMC de adultos, ou seja, peso dividido pela altura ou quadrado. Em bebês abaixo de 2 anos, o IMC não tem aplicação.

Problemas do IMC

Existem alguns problemas no cálculo do IMC. Em primeiro lugar, ele não pode ser aplicado em crianças e adolescentes. Quem tem muita massa muscular também não se enquadra no cálculo, pois seu peso pode ser alto apesar do indivíduo estar saudável.

Índice de massa gorda

Para tentar aplacar as dificuldades para se determinar obesidade entre pessoas musculosas, existe o índice de massa gorda (IMG), que leva em conta, além do IMC, o sexo e a idade do indivíduo. O valor atribuído ao sexo é 0 para mulheres e 1 para homens.

A fórmula do IMG é (1,2 x IMC) + (0,23 x idade) - (10,8 x sexo) - 5,4.

Foto: © kurhan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Índice de massa corporal (IMC)', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade