Cuidados com o bebê ao voltar para casa

Ao cuidar do bebê recém-nascido, muitas emoções e ansiedades podem envolver os pais, principalmente quando se tratar do primeiro filho, quando não há ainda familiaridade com as etapas do desenvolvimento do recém-nascido. Para tornar este momento da volta do bebê para casa mais fácil, é importante desenvolver uma rotina que envolve alguns cuidados.

Acompanhar o peso do bebê

Um bebê geralmente perde aproximadamente entre 5% e 10% do seu peso inicial primeiros dias de vida. O bebê retoma o peso com o qual nasceu entre o 8º e o 15º dia de vida. A perda de peso não deve ultrapassar 10% do peso nos primeiros dez dias. Uma percentagem de desidratação maior representa um risco para o bebê. Neste caso, é aconselhável consultar o seu médico.

Icterícia do recém-nascido

A icterícia do recém-nascido afeta cerca de 60% dos bebês nascidos a termo, sendo ainda mais frequente em crianças prematuras, quando alcança taxa de 80%. Ela frequentemente aparece dois ou três dias após o nascimento, geralmente antes da alta hospitalar, e desaparece após uma semana. A pele do bebê fica amarela, aspecto que se acentua a cada hora. Os sintomas se tornam mais intensos geralmente após três ou quatro dias.

Às vezes, é necessário fazer um exame de sangue. Porém, a icterícia do recém-nascidos não requer tratamento específico na maioria das vezes. Em poucos casos, é realizado um tratamento de fototerapia, que consiste em colocar o bebê sob luzes especiais. Se a pele do bebê permanecer amarela por alguns dias após voltar para casa, é necessário consultar o médico.

Cordão umbilical

O cordão umbilical seca e cicatriza lentamente. Entre uma e três semanas após o parto, ele se desprende naturalmente. Em alguns casos, pode levar um mês. A limpeza do cordão é feita com algodão embebido em água morna. Se o umbigo supura, soltando uma secreção com pus, e exala um cheiro ruim, é preciso consultar o médico imediatamente.

Olhos do bebê

A maioria dos bebês nascem com olhos azul-acinzentados. A cor definitiva aparece após o primeiro ano de vida, aproximadamente. Para limpar os olhos do bebê, passe algodão embebido em soro fisiológico da borda interior do olho para o exterior.

Banho no bebê

O banho deve estar quente o suficiente, com uma temperatura de aproximadamente 37 graus.
É possível colocar brinquedos na banheira para a criança se divertir.

Nariz

Limpar o nariz diariamente previne o aparecimento de resfriados, otites e bronquites. Para fazê-lo, introduza, cuidadosamente, nos orifícios nasais algodão embebido em soro fisiológico.

Ouvidos

Limpe ouvidos do recém-nascido cerca de duas vezes por semana, com a ajuda de um algodão enrolado, sem umedecer. Não use cotonetes de algodão.

Unhas

Não corte as unhas do bebê no primeiro mês de vida. Depois de um mês, use uma tesoura de pontas redondas ou uma lixa de unhas.

Órgãos genitais do bebê

Os órgãos genitais são limpos com uma compressa embebida em água.

Órgãos genitais do menino

Os testículos estão abaixo da bolsa escrotal e têm cor arroxeada no recém-nascido. O prepúcio, excesso de pele que cobre a ponta do pênis, junta-se à glande e está situado na ponta do pênis. Não tente abaixar o prepúcio, pois esse movimento pode causar sangramento, dor ou infecção. Em mais de 90% dos casos, o pênis do menino dilata naturalmente até a idade de três anos.

Órgãos genitais da menina

Os pequenos lábios podem ficar inchados por dois a três dias após o nascimento. Às vezes, um líquido branco é observado na parte exterior dos lábios. Deve-se limpar este líquido para evitar qualquer infecção secundária. Um líquido sangrento pode ocorrer durante alguns dias e geralmente desaparece dentro de oito dias. Você deve consultar o seu médico se este líquido persistir. Limpe os lábios vaginais sempre na direção da vagina para o ânus.

Foto: © Paul Hakimata - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cuidados com o bebê ao voltar para casa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade