Doença de Pick

Novembro 2017


Definição

a doença de Pick é uma demência senil, uma perda progressiva das faculdades mentais causadas pelo envelhecimento. Ela evolui rapidamente causando uma deterioração intelectual, e se caracteriza pela diminuição do volume da massa cerebral. Essa doença afeta principalmente o lobo frontal (na frente) e o lobo temporal (sobre as laterais) do cérebro. A doença de Pick aparece geralmente mais precocemente que as outras demências, como Alzheimer. Alguns neurologistas explicam a origem da doença por um acúmulo das partículas de zinco em excesso no cérebro. Essa doença é mais comumente associada ao termo de demência fronto-temporal.

Manifestações

os sintomas da doença de Pick são os seguintes:
  • Inicialmente, perturbações comportamentais;
  • Depois a aparição de uma síndrome frontal com transtornos de humor (depressão, indiferença ou ao contrário exaltação), perda de interesse e isolamento, auto negligência;
  • Uma perda progressiva das capacidades intelectuais;
  • Rapidamente, diversos outros campos das capacidades cognitivas tais como a memória, a fala e a compreensão, as funções executivas (juízos, raciocínio, organização), as funções de reconhecimento, são gradualmente alteradas e se acentuam.

Diagnóstico

o diagnóstico da doença de Pick se baseia sobre a aparição precoce dos sinais de demência, geralmente precedidos pelos transtornos de comportamentos. Testes neuropsicológicos podem ser realizados para avaliar as funções cognitivas, e uma imagem cerebral, scanner ou IRM, pode colocar em evidência uma atrofia (diminuição de volume) dos lobulos cerebrais envolvidos. Outros exames mais especializados, tais como um PET SCAN são às vezes bons recursos.

Tratamento

não existe tratamento da doença de Pick. A evolução se faz para a deterioração progressiva.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Doença de Pick', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.