Iatrogenia: efeitos adversos de tratamentos

Iatrogenia ou condições iatrogênicas designam os efeitos colaterais produzidos pelos medicamentos, dispositivos, procedimentos médicos e infecções hospitalares.

Causas e fatores de riscos da iatrogenia

No caso da iatrogenia medicamentosa, os efeitos iatrogênicos se devem ao uso de remédios. Podem ser efeitos colaterais que não se originem necessariamente de um erro médico, pode ser o resultado de uma interação medicamentosa ou prescrição errada, erro de dosagem, alergia ou erro por automedicação.

As populações mais afetadas pela iatrogenia são as crianças e os idosos. Em idosos, o risco de efeitos iatrogênicos é mais forte por causa das prescrições inadequadas, polifarmácia (o consumo de pelo menos três medicamentos por dia) e uma alteração da função renal e hepática que impeça a eliminação adequada das substâncias presentes nos medicamentos.

Efeitos iatrogênicos

Os efeitos iatrogênicos mais frequentemente observados são infecções de pele, problemas gastrointestinais, dores, hipoglicemia, insuficiência renal, hipocalemia (diminuição de potássio no sangue) e reações alérgicas (urticária, asma ou choque anafilático). Nos idosos, a ingestão de tranquilizantes da família de benzodiazepínicos aumenta o risco de quedas e demência.

Tratamento da iatrogenia

O tratamento da iatrogenia depende de sua causa e está baseado no tratamento dos sintomas observados. Na iatrogenia medicamentosa, a interrupção ou modificação do medicamento pode ser realizada sem a necessidade de intervenção médica direta. É importante consultar um médico após o início de um sintoma ou um efeito adverso durante o tratamento. Em casos mais graves, pode ser necessário receber atendimento médico imediato e/ou hospitalização.

Prevenção da iatrogenia

É possível evitar os efeitos iatrogênicos respeitando a prescrição e dosagem do medicamento. Em caso de automedicação, o melhor é procurar recomendação de um farmacêutico. Além disso, o consumo de álcool deve ser evitado durante todo tratamento médico. Nos idosos, a iatrogenia medicamentosa pode ser evitada através de acompanhamento médico regular, uma revisão constante das prescrições e uma hierarquia de medicamentos em caso de polifarmácia.

Foto: © paulista - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Iatrogenia: efeitos adversos de tratamentos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade