Doença de Still

Novembro 2017


Definição

a doença de Still é uma doença rara que afeta principalmente a criança, mas não poupa o adulto. Trata-se de uma forma generalizada de artrite reumatóide juvenil. É uma doença inflamatória crônica cuja origem continua desconhecida. Ela afeta mais frequentemente as meninas e o início surge geralmente antes dos cinco anos. Essa patologia evolui em surtos de diversas semanas ou meses intercalados de períodos sem nenhum sintoma.

Manifestações

os principais sintomas de artrite reumatóide juvenil são articulações dolorosas e inflamadas, afetando principalmente as grandes articulações como os joelhos ou as extremidades dos membros, mãos e pés.
A doença de Still associa além disso:
  • Uma forte febre;
  • Erupções cutâneas;
  • A presença de adenopatias, aumento de gânglios, e um aumento do volume do baço que se torna às vezes palpável;
  • Complicações a longo prazo com afetação de diversas estruturas como o pericárdio em torno do coração, a pleura, envelope do pulmão, ou o peritônio cobrindo os órgãos abdominais.

Diagnóstico

os sinais clínicos e a idade de surgimento permitem iniciar o diagnóstico. Exames complementares são realizados para confirmar. Um exame de sangue coloca em evidência uma síndrome inflamatória com aumento de um marcador chamado taxa de sedimentação e uma taxa de neutrófilos neutrófilos, subcategoria dos glóbulos brancos, muito aumentados.

Tratamento

não existe ainda tratamento pré-definido da doença de Still. O tratamento atual de apoia sobre anti-inflamatórios, em particular a aspirina e corticoides. Outros tratamentos como o metotrexato, utilizado na poliartrite reumatoide são às vezes prescritos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Doença de Still', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.