Acupuntura no tratamento da dor

A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa que se baseia no reequilíbrio dos fluxos energéticos do corpo para alcançar seus objetivos. No mundo ocidental, a técnica é cada vez mais utilizada e recomendada por médicos para o tratamento de diferentes tipos de dor.

Acupuntura para dor nas costas

Em geral, qualquer forma de dor corporal pode ser tratada através da acupuntura. Uma das principais queixas entre todas as idades, as dores nas costas, como lombalgias, dores ciáticas e hérnias, podem ser combatidas com acupuntura. As agulhas reduzem a dor e as inflamações. Dores pontuais podem ser eliminadas em apenas três sessões.

Acupuntura contra dor de dente

A dor de dente é outra enfrentada pela técnica. Segundo a tradição chinesa, problemas dentários são causados por dificuldades no fluxo energético na região do intestino e do estômago, onde as agulhas são inseridas.

Acupuntura e dores cervicais

A acupuntura também atua sobre as dores de cabeça (crises ou cefaleia constante), dores cervicais, como torcicolo, dores torácicas, dor nos ombros e dores causadas pela menstruação. Além disso, dores e inflamações causadas pela artrite podem ser enfrentadas pela acupuntura.

Outros tratamentos com acupuntura

Os tratamentos com acupuntura não se resumem somente às dores. Problemas do trato gastrointestinal, como refluxo e cólon irritável, e quadros de constipação e diarreia são combatidos pela prática oriental. Hematomas provocados pelo entorse das articulações são reduzidos pela acupuntura, que também facilita a cicatrização do problema.

Espasmos, tremores e contraturas musculares são outros distúrbios que podem ser tratados pela acupuntura, bem como náuseas pós-operatórias e provocadas pela quimioterapia. Outras doenças enfrentadas pela técnica são a rinite alérgica, herpes zoster, tendinite e os efeitos colaterais de anestésicos.

Busque um acupunturista

A acupuntura é uma prática médica que demanda muito conhecimento do profissional. Busque se informar sobre a experiência do acupunturista e tenha em mente que ele deve ser um médico, que atenda em um consultório médico ou hospital. Não confie em quem oferece procedimentos em casa e não tenha formação médica.

Foto: © Tatsiana Amelina - Shutterstock.com.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Acupuntura no tratamento da dor', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade