Como tratar as pontas duplas no cabelo


As pontas duplas e secas são um problema que atinge o cabelo de mulheres em todo mundo. Em muitos casos, essa situação traz incômodos, pois as pontas duplas deixam o cabelo com a aparência ressecada e sem vida. Veja abaixo o porquê do aparecimento das pontas duplas e como preveni-las e tratá-las.

O que são as pontas duplas

O folículo piloso é composto de três partes. Primeiro, dentro do couro cabeludo, está o bulbo capilar, mais conhecido como a raiz do cabelo. A segunda parte é a bainha epitelial, abertura da pele que forma um canal permitindo que o cabelo apareça acima do couro cabeludo. O terceiro elemento é a haste do cabelo, composta de uma proteína dura e morta chamada queratina.

São as moléculas de queratina que, quando enfraquecidas devido ao ressecamento, dão ao cabelo uma aparência opaca e seca causando as pontas duplas. Quando as pontas duplas aparecem isso significa que o cabelo que está danificado a um ponto irreparável.

O que pode causar as pontas duplas

Elas aparecem quando o cabelo é danificado. Estes danos aos cabelos ocorrem com frequência quando o secador de cabelo está muito quente e é usado muito perto do cabelo, quando se utiliza produtos capilares muito agressivos, tais como alguns xampus, sprays de cabelo e tintura de cabelo, e através de procedimentos como escovas, modeladores curling e chapinha.

Como tratar as pontas duplas

O uso de xampus e cosméticos para cabelos secos (bálsamos capilares) geralmente têm um efeito temporário. Por isso, é importante desenvolver uma solução a longo prazo que previna as pontas secas e duplas.

Uma vez que as pontas duplas tenham aparecido, a única maneira de se livrar delas é cortar o cabelo, uma vez que a haste capilar já foi danificada e não pode mais ser reparada. Mantenha seu cabelo sempre aparado para evitar o aparecimento delas.

É possível também ingerir nutrientes, vitaminas e suplementos para cabelos secos. As vitaminas do complexo B são particularmente boas e fornecem à raiz do cabelo o que ela precisa para produzir um cabelo bonito.

Foto: © subbotina - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como tratar as pontas duplas no cabelo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade