Síndrome de Widal

Novembro 2017


Definição

a síndrome de Widal é uma crise de asma que surge após o consumo de aspirina. Ela afeta principalmente os adultos, preferencialmente sujeitos à asma e começa com sinais de rinosinusites frequentes. Uma vez diagnosticada, falamos de doença de Widal. A aspirina como molécula parece ser o agente causador. Existem no entanto, outras moléculas que causariam o mesmo problema, às ações anti-inflamatórias tais como o fenoprofeno, o ibuprofeno, o naproxeno e o propoxifeno.

Manifestações

a doença de Widal se manifesta em forma de uma crise de asma que ocorre dentro de duas horas após o consumo de aspirina ou de uma molécula relacionada. Encontramos os seguintes sintomas:
  • Dificuldades de respirar com chiados na expiração, inicio súbito;
  • sensação de falta de ar com a ansiedade muitas vezes ;
  • corrimento nasal ;
  • às vezes urticária;
  • tosse.

Outros sinais clínicos em doença da linha de Widal são:
  • inflamação da mucosa nasal com pólipos , de modo pequenos tumores a partir da superfície interna do nariz ;
  • inflamação dos seios também com pólipos ;

Diagnóstico

para diagnosticar a doença de Widal, o surgimento de crises de asma após o consumo de aspirina é suficiente. Além disso, um exames dos seios da face e das vias respiratórias para procurar pólipos pode ser realizado, e depois em caso de dúvida, um teste de provocação oral sob acompanhamento médico, dando ao paciente doses crescentes de aspirina poderá ser efetuado. Em paralelo, testes de avaliação das funções respiratórias agrupadas sob o termo explorações funcionais respiratórias" ou EFR para avaliar a gravidade da doença poderão ser feitos.

Tratamento

o tratamento da doença de Widal se baseia essencialmente na utilização de corticoides

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Síndrome de Widal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.