Causas do sangramento após a relação sexual

O sangramento após a relação sexual pode ser desencadeado por diferentes causas. Entre elas estão tanto fatores inofensivos, como ressecamento vaginal ou sexo muito intenso, quanto indícios de doenças graves como o câncer do colo do útero ou infecções bacterianas e virais. Por isso, todo sangramento depois do sexo deve ser sempre informado ao ginecologista, para que seja feito o tratamento adequado. Leia abaixo as causas mais comuns do sangramento após a relação sexual.

Relação sexual muito intensa

Sexo muito intenso pode causar hemorragia da mucosa.

Sangramento de escape

O sangramento de escape ocorre fora do período menstrual devido a uma deficiência na concentração dos hormônios estrogênio e progesterona no organismo causada pelo uso de contraceptivos de baixa dosagem.

Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, pode causar sangramento fora do período menstrual e após as relações sexuais.

Infecção por clamídia

A clamídia é a doença sexualmente transmissível mais comum em todo mundo. Ela pode também ser transmitida durante o sexo oral.

Outras infecções

Outros casos de infecções bacterianas, virais e fúngicas podem causar sangramento depois da prática de relações sexuais.

Vaginite e cervicite

Vaginite é uma inflamação da vagina enquanto a cervicite é uma inflamação do colo do útero ou inflamação cervical. Ambas as condições podem provocar ocorrências de sangramento após as relações sexuais.

Vaginite atrófica

Vaginite atrófica é uma inflamação da vagina favorecida pelo afinamento e ressecamento do tecido vaginal. Ela faz com que ocorram cada vez mais infecções na região. A vaginite atrófica é particularmente comum em mulheres na menopausa. Os seguintes sintomas se manifestam: ressecamento vaginal, coceira ou ardência, dor durante a relação sexual e secreção aquosa. Esta doença pode ser tratada com suplementação de estrogênio, tanto por via oral quanto em aplicação intravenosa, a depender da decisão do ginecologista.

Endometriose

A endometriose é a inflamação do revestimento do útero (endométrio). Esta doença, além de poder deixar a mulher infértil, causa sangramento durante o sexo.

Foto: © Guryanov Andrey - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas do sangramento após a relação sexual ', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade