Menopausa

Novembro 2017


Definição

a menopausa é um processo fisiológico natural, etapa obrigatória no quadro do envelhecimento da mulher. Ela consiste em parar a ovulação por espessamento de todos os folículos primordiais situados nos ovários e responsáveis durante a vida genital da liberação dos óvulos nas trompas uterinas. Ela resulta em uma parada dos ciclos menstruais por interrupção da secreção de estrogênio. A menopausa é geralmente precedida pela perimenopausa, período durante o qual as atividades do ovário são diminuídas e os hormônios femininos diminuem. A menopausa surge nas mulheres entre 45 e 55 anos em média, e, em todos os casos, acima desses limites.

Manifestações

afetando a perimenopausa, síndrome anunciando o início dos distúrbios hormonais, os sinais são geralmente de aparição dos ciclos irregulares e de uma duração variável, às vezes com regras excessivas ou sangramentos fora das regras chamadas de metrorragias. Os sintomas provocados pela menopausa são:
  • Desaparecimento completo das menstruações;
  • As ondas de calor que afetam três entre quatro mulheres, em forma de sensações de calor de início súbito com rubor facial e transpiração excessiva;
  • Uma baixa de libido;
  • Um ressecamento vaginal;
  • Transtornos de humor;
  • Perda de peso;
  • Transtornos de sono;
  • Ás vezes uma depressão;
  • Diminuição dos pelos;
  • De maneira não visível, a menopausa causa uma diminuição grave sobre alguns anos da mineralização óssea com uma evolução mais rápida para a osteoporose e aumento do risco de fratura.

Diagnóstico

O diagnóstico da menopausa é baseada na observação de sintomas. Nenhuma outro exame é necessário , se não uma dosagem hormonal em caso de dúvida ou sinais de menopausa ocorrer precocemente , antes dos 45 anos.

Tratamento

a menopausa é um processo irreversível e não é uma doença.No entanto, em alguns casos onde os sintomas são muito incômodos com uma retenção grave sobre a vida cotidiana, eles podem ser tratados com a ajuda de um complemento hormonal que compensa a carência: falamos de tratamento de reposição hormonal. Ele é prescrito apenas para um período limitado, e as mulheres não podem sempre se beneficiar, contra certas doenças, o que indica a sua utilização.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Menopausa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.